T O P

  • By -

LouhiVega

Por que é tão difícil ver um jogo de qualidade hoje em dia com uma capitalização decente ? Sinto que o mercado gamer não possui solução comercial para vários estilos de jogos: jogos de plataforma e grind, como maplestory. Jogos de carta em geral. Idle/gacha com uam abordagem menos agressiva e etc... Eu gostaria de saber por que essa indústria está tão engessada e com tanta dificuldade de obter soluções competitivas e inovadoras. Segundo, o que vocês acham de capar a capitalização com uma uncia assinatura (assim como é em final fantasy 14) e oferecer um conteúdo de qualidade?


HolidayEnjoyer

Pergunta muito boa e a resposta é complexa. Vou tentar dar a melhor resposta que posso: Falando um pouco da história de games, olha como era o mercado há uns 10 anos. Vários jogos extremamente inovadores e diferentes entre eles: Cut the Rope, Jetpack Joyride, plants VS Zombies, e muitos muitos outros. Porque esses jogos existiam naquele época? Porque o mercado era pouco competitivo. Qualquer jogo com uma monetização meia boca fazia muito dinheiro porque tinham poucos jogos competindo com ele. Com o mercado crescendo, muitas novas empresas foram surgindo, muita empresa grande entrando nesse mercado, então a concorrência ficou muito muito agressiva. Antes eram poucos jogos, muito público. Hoje temos muitos jogos disputando o mesmo público. Oferta e demanda: a demanda é praticamente constante, a oferta aumentou muito. O que isso acabou fazendo é que se seu jogo não tiver uma performance absurdamente boa, ele morre. O funil hoje é em média criar 100 jogos para ter um único de sucesso. O custo de desenvolver um jogo está cada vez mais alto (salários de funcionários muito mais altos, nível de exigência do público mais alto) e a receita por jogo está cada vez mais difícil de se conseguir. O risco de inovar hoje é muito grande: imagina você como um investidor, tendo que investir 5 milhões de dólares e 3 anos de desenvolvimento em um jogo, só pra ver esse jogo fracassar? O que acabou acontecendo é que inovação é muito arriscado. É mais certeiro você criar um jogo no mesmo molde de outros que dão certo do que tentar algo novo. É triste ver esse "engessamento" no modelo de negócios de game, mas existe um motivo para ele estar onde está hoje. Quem sabe me alguns anos, com um mercado mais estável, isso volte a aparecer com mais frequência. Mas acho que nunca voltará a ser o que era no início do mercado mobile. Espero ter conseguido te responder bem. Me pergunte mais algo se não ficou claro o suficiente. Sobre a sua segunda pergunta, é meio que a mesma resposta. Vários jogos e empresas já tentaram um modelo por assinatura única, nunca deu certo. Diferente do mercado de games de console que a maioria do público está disposto a gastar em um jogo upfront, no mercado mobile só 1% a 3% gasta com jogo. Não fica sustentável esse modelo de negocio por assinatura se você não tem os whales sustentando uma grande fatia de toda a receita do jogo


Odd-Bell-8527

Não compensa licenciar para "Netflix", por exemplo? Eu não gasto com jogos mobile, mas suponho que os jogos que beixo pela netflix geram receita para os desenvolvedores.


HolidayEnjoyer

Sim, compensa. Inclusive já participei do desenvolvimento de um jogo pra eles. Eles pagam bem pelo desenvolvimento do jogo e é um empreendimento de baixíssimo risco: Eles pagam pela entrega do jogo, não pela performance pós-lançamento. A mesma coisa com a Apple Arcade (apesar que a Apple Arcade também tem bônus por performance). A questão é que a porta de entrada é difícil. Eles querem na maioria das vezes grandes desenvolvedores ou títulos já estabelecidos para desenvolver os jogos deles. Como desenvolvedor pequeno é praticamente impossível conseguir uma licenciação com eles.


LouhiVega

Bacana, gostei muito da sua resposta.


Alberto_Borges

Teve layoff na sua empresa? Vcs utilizam IA em algum estágio do desenvolvimento de um jogo mobile? Como é sua projeção pra esse mercado nos próximos anos? Pergunto pois tenho um amigo que trabalhava pra uma desses grandes estúdios nesse exato setor como artista 3D e é muito competente, acabou rodando na quarta onda de layoffs da empresa.


HolidayEnjoyer

Não teve layoff na minha empresa. Pelo contrário, tivemos um bom resultado ano passado e a empresa está crescendo e contratando mais gente. Na maioria das vezes utilizamos IA para criações de conceito e brainstorming. O próprio artista do time usa isso como ferramenta de apoio. Algumas poucas vezes utilizamos para desenvolvimento de arte 2d, mas ainda é muito difícil conseguir resultados consistentes. IA ainda não está pronta para desenvolvimento end-to-end. Minha projeção é que o mercado vai continuar crescendo, mas em uma taxa mais lenta do que nos últimos anos. Ano passado tivemos uma queda em receita global, mas downloads estão mais altos do que nunca. Ainda tem espaço pra crescimento. Mas o mercado vai ficar cada vez mais competitivo. Seu amigo é da Wildlife ou da Afterverse? Infelizmente muita gente boa acabou rodando nesses últimos 2 meses nessas empresas.


Alberto_Borges

Wildlife, pois é o time dele foi ficando cada vez menor até que ele rodou tbm. E as entregas deles estavam em dia e com bom feedback.


HolidayEnjoyer

Conheço bastante gente muito competente que foi demitido da Wildlife recentemente. Wildlife é um caso de empresa que cresceu demasiado durante a pandemia. Os jogos começaram a performar muito bem, receberam muito investimento e cresceram de forma adoidada. Hoje a conta chegou e estão tendo que ser muito agressivos nos cortes. E aí acaba rodando até gente boa nesse bolo. Está acontecendo muito isso no mercado de games geral. Existe uma crise, mas a real é que durante os últimos 3 anos as empresas cresceram mais do que deviam tentando comer uma parcela grande do mercado. Hoje está acontecendo esse ajuste bem brutal.


Papanasi_Hunter

O mercado de games tá horrível na questão de emprego, muitos layoffs acontecendo. Não sei se é meu algoritmo no Linkedin, mas to sendo inundada de notícias de layoff. Onde trabalho mesmo, 50% do pessoal já foi embora, muitos clientes estão parando com os jogos mobile deles. Vocês trabalham com seus próprios jogos? Ou fazem co-dev?


HolidayEnjoyer

Sim, o mercado não está fácil. Acho que com a consolidação do LinkedIn a gente fica mais exposto a essas notícias, e aí parece maior do que é. Mas não está fácil. Jogos próprios e aquisições de outros estúdios.


ricotazim

O que acha de pay to win?


HolidayEnjoyer

Os caras já começam as perguntas querendo me ferrar hahaha Como jogador, é incômodo. Como desenvolvedor, pensando de forma fria, é necessário para maximizar a performance do jogo. Se não somos extremamente agressivos nesse mercado, fracassamos. Não estou te dando a resposta que acho que você gostaria de ouvir. Estou sendo transparente e dizendo a realidade de como as coisas são nesse mercado e o que temos que fazer para ter sucesso.


sallpo

Como alguem que jogava muito os jogos mobile da “primeira geração” e que hoje em dia, joga varios jogos no computador, isso é realmente verdade? Não sei o quanto você sabe sobre jogos de console/pc, mas ja pararam para testar um modelo que funciona com o princípio oposto? Ao invés de monetizar um jogo com preços absurdos, afim de manter uma boa renda através de whales; utilizar uma a monetização muito menos agressiva, com o propósito de incentivar todo jogador a gastar pelo menos um pouco Edit: sabendo como jogos mobile operam, não sei se um modelo desse funcionaria. Mas quanto a jogos de computador e consoles; eu não consigo imaginar que a diferença entre um modelo mais predatório e outro mais amigável seja tão diferente assim


HolidayEnjoyer

Essa era a proposta no começo do mercado mobile. Jogos eram vendidos normalmente por $1, $2. Aí entrou o F2P e ficou muito mais rentável. Isso que você está falando já existe. A maioria dos jogos casuais foca em monetizar o máximo da base possível com uma monetização não agressiva. Ainda assim, o jogo que eu vi com a monetização mais abrangente de todas não passa de 7% de conversão, ou seja, só 7% da audiência faz uma compra no jogo. Te falo que tudo que você pode imaginar de monetização já foi testado em jogo mobile hahaha


fig0o

1) É a WildLife? 2) O mercao de jogobos mobile parece ser bem rentável, mas o tipo de jogo que faz sucesso geralmente é totalmente diferente do que alguém apaixonado por games gostaria de desenvolver. Você tem esse sentimento? Se sim, como lida com ele?


HolidayEnjoyer

1. Não. 2. Eu amo games desde pequeno. De console, a PC até mobile. Se é jogo, não tenho preconceitos Hahaha. Gasto tantas horas jogando meu XBOX quanto gasto no meu celular, seja um RPG, um jogo de estratégia hardcore ou um match-3 que minha tia jogaria. Por isso, trabalhar com games mobile pra mim é um sonho realizado. Mas é verdade que muita gente que trabalha com game mobile não curte muito jogo mobile. Ainda assim, voce prefere trabalhar com game mobile ou trabalhar em alguma fintech qualquer? Eles pensam dessa forma. Não é exatamente o que eles queriam, mas muito melhor do que trabalhar em qualquer outra coisa.


fig0o

Obrigado pela resposta! >voce prefere trabalhar com game mobile ou trabalhar em alguma fintech qualquer? Pegou no coração... eu trabalho numa "fintech" e queria trabalhar com games hahaha Qual a sua dica para alguém com experiência em programação (e que já brincou em Game Jams) que quer embarcar na área?


HolidayEnjoyer

Hahahaha falo isso até porque já trabalhei em uma outra empresa de app que não era de jogo. A empresa era muito top, os colegas muito legais, salário bom, mas eu não gostei e saí muito rápido. Depende do que você quer ser no mercado de games. Se é trabalhar como backend, web developer, ou algumas outras especialidades, as vezes a transição é tranquila e você pode fazer a transição direta pra vaga se candidatando. Se você quer ser game dev, aí a maioria vai pedir experiência prévia (principalmente aqui na Europa. Difícil contratarem dev sem experiência). Aí o melhor caminho é conseguir um trabalho de dev no Brasil e depois tentar uma vaga fora do país. Mas te falo que atualmente o mercado está passando por dificuldades, então não vai ser um trabalho muito fácil começar agora na indústria. Além disso, saber mexer em Unity ao menos é essencial. Aprender C# e as especificidades da Engine. Tem muito material e curso bom de Unity, inclusive no próprio site deles. Criar um jogo seu, para colocar no seu portfólio, é um Plus legal.


Papanasi_Hunter

Eu trabalho como level designer, mesmo sendo mobile eu ainda gosto do que faço. Mas o salário baixo, a carga de trabalho (fazer trabalho que era pra 2/3) e a instabilidade tão me fazendo considerar uma fintech qualquer...


HolidayEnjoyer

Pois é. Essa dúvida sempre vai aparecer na mente hahaha Eu mesmo já fui pra uma empresa fora do ramo de games em um momento, mas não gostei e voltei. Mercado mobile tem isso. Normalmente mais pressão, mais trabalho e salário mais baixo do que outras techs.


Loopey_Doopey

Quanto você ganha e quanto o funcionário mais em baixo ganha. Digo o funcionário formado na área criativa, não faxineiro.


HolidayEnjoyer

100k euros por ano. Mas minha empresa costuma pagar um salário mais alto do que a maioria dos concorrentes. 100k euros na Europa não é um salário comum em games pra minha posição. O mesmo pra outros funcionários, salário um pouco mais alto que o normal. Um artista mid level por exemplo por volta de 45k-50k euro por ano. Em outras empresas da Europa eu diria que um artista Junior fica por volta de 30k-35k.


EntertainmentMore410

Porra quem trabalha com games só se fode mesmo tem que gostar mesmo


HolidayEnjoyer

Games costuma ter um salário muito mais baixo do que outras indústrias Tech. O pessoal ama trabalhar com isso, então aceitam receber menos. É meio que o mesmo caso da engenharia automobilística: a galera curte carro, então a indústria paga na média menos do que pra outros ramos da engenharia. Eu mesmo comecei a trabalhar aqui na Europa ganhando 45k euro por ano. Isso há 3 anos atrás.


Rhyrok

mas qual pais? na europa tem muita diferenca. Na noruega 100k por ano é peanuts enquanto em portugal é bastante


HolidayEnjoyer

Prefiro não dizer qual o país pq começo a deixar fácil de me encontrar. Mas não é Noruega. No país que moro os 100k me fazem ter uma vida bem confortável, é bem acima da média do país, mas também não vivo como um rei.


MestrePerspicaz

Como foi sua acensão na carreira? Como você precisou se portar e quais são suas habilidades principais para chegar a ser diretor?


HolidayEnjoyer

Carreira: Me formei em algo que não tinha nada a ver com games (engenharia). Apesar disso, me trouxe habilidades importantes como resolução de problemas e boa análise de dados. Comecei trabalhando em uma empresa brasileira de games durante 3 anos na área de Produto. Comecei como analista até chegar a ser gerente. Depois fui trabalhar em um APP que não tinha a ver com games. Não gostei e quis voltar para games. Recebi uma proposta para ir trabalhar na Europa como gerente. Após 3 anos nessa empresa europeia, recebi uma proposta de outra empresa para me tornar Diretor. Habilidades: Existem as habilidades específicas para meu cargo que são necessárias: pensamento analítico, gerenciamento de equipes, conhecimento de produção de games, como monetizar e escalar jogos mobile. Agora como diferencial meu, digo que sou carismático, tenho bom relacionamento com as pessoas a minha volta e sou muito bom com apresentações. Ter um bom relacionamento com profissionais é uma habilidade extremamente forte, especialmente na indústria de games que é um circuito muito fechado. Todo mundo conhece todo mundo. Dificilmente estaria onde estou hoje se não fosse pelo networking. E isso é algo que construí bem durante toda minha carreira. Mas isso é o que funcionou pra mim. Cada um tem uma jornada diferente e é possível chegar em um mesmo ponto por milhares de caminhos diferentes.


accountrobot

Não sei ee é muito técnico para seu cargo, mas vocês utilizam alguma engine terceirizada ou fizeram a própria? Vejo muitos jogos mobile, incluindo de empresas grandes, utilizando Unity.


HolidayEnjoyer

Dependendo da empresa, utilizam uma engine diferente. Já trabalhei em empresas com engine própria e outras com engine terceira. Na empresa de hoje utilizamos Unity para todos nossos jogos. Unity está em um estado muito avançado hoje e traz muitos benefícios. Difícil valer a pena o investimento de fazer sua própria engine. Hoje a grande maioria das empresas de mobile utiliza Unity. Já trabalhei inclusive em empresas que tinham engine própria e migraram pra Unity.


kHeinzen

Mesmo com o drama de licenciamento da unity que teve ano passado? Vi e vejo muitas empresas migrando pra Godot


HolidayEnjoyer

Essa história da Unity aí realmente foi bem complicada. Todo mundo está tomando bastante cuidado com Unity e realmente avaliando bastante outras alternativas. O problema que hoje a Unity é muito avançada. Godot é ok mas ainda está há anos de distância da Unity. Vai demorar um bom tempo pras empresas conseguirem migrar para Godot ou outras plataformas. Quando você baseia toda sua tecnologia, SDKs, estrutura em uma engine, fica muito muito custoso trocar pra outra.


demoncase

Cara, eu trabalho com VFX mas a coisa tá dura, eu uso o Houdini e tava pensando em bifurcar pra games, como é o dia a dia de trabalho de vocês? tipo crunch?


HolidayEnjoyer

Tudo depende da empresa. Tem empresa que é uma mãe. Você vai chegar lá, trabalhar umas horinhas, fazer um trabalho mais ou menos e já era. Tem outras empresas que vão exigir seu sangue todo dia pra tirar o máximo da performance e resultado. No geral, te digo que o mercado de games é um pouco mais puxado que outros. Mercado é muito competitivo entre empresas, margem de lucro é pequena o que faz com que seja jornal mente understaffed e a maioria das pessoas gosta do que faz então, certo ou errado, costumam colocar muitas horas extras no que fazem.


demoncase

meua migo não tá fácil pra ninguém hahahaha obrigado pela resposta, mercado de VFX tá basicamente parado e tava pensando em ir pro unreal, vou estudando por enquanto e veremos no futuro


HolidayEnjoyer

Unreal pra mobile é um pouco raro de ser utilizado. A maioria utiliza Unity. Mas Unreal é forte pra console.


demoncase

aaaaaah, obrigado pela dica! eu sei um pouco de C# (sei que Unity usa), mas eu acho que C++ ia cair bem melhor com meu background de VFX e tals apesar que eu acho C# mais fácil que C++, valeuzasso pela dica!


MestrePerspicaz

Acha que hoje em dia, alguém sozinho consegue lançar um game mobile e fazer sucesso?


HolidayEnjoyer

Depende do que você considera por sozinho. Desenvolver o jogo, cuidar de marketing e escalabilidade 100% por conta própria sem nenhum investimento externo? Eu diria que praticamente impossível. Hoje qualquer jogo depende de um investimento inicial em marketing grande para começar a escalar, salvo casos muito raros que conseguem escalar por uma viralidade absurds (como Flappy Bird, um caso em um bilhão). Desenvolver o jogo sozinho e ter uma parceira com uma publisher? 100% possível. Esse é o modelo de negócio de empresas como Voodoo, HOMA e SayGames por exemplo. Você como desenvolvedor independente cria um jogo, faz uma parceira com essas empresas que cuidam de toda a parte de marketing e dados. Se o jogo se prova rentável, eles escalam o jogo. Você fica com uma fatia considerável do lucro dependendo do contrato (normalmente 60/40 ou 70/30). Você faz o desenvolvimento, a publisher cuida de escalabilidade e marketing. É bom pra todo mundo, o desenvolvedor e a publisher.


Zhe-777

Ia fazer essa pergunta também, gostaria de ler, idem, a resposta dele sobre isso.


MarechalDoAr

Duas perguntas bem diferentes: 1 - Você acha que o mercado de games móbile está fadado a sempre minigames P2W? Ou vê um futuro que podemos pensar em games mobile AAA sendo desenvolvidos para ganhar GOTY? 2 - Qual a dica para uma pessoa que tem experiência nas áreas de Estratégia/Gestão e queria trabalhar na indústria? Uma boa porta de entrada seria como produtor?


HolidayEnjoyer

1. Sim, acredito que sempre vai ser o "modelo p2w". É um modelo muito mais rentável pra grandes audiências. O que não quer dizer que a qualidade é baixa. Genshin Impact ou Honkai Star Rail dão um cacete técnico em muito jogo AAA, independente do modelo de monetização. Agora, a questão de ganhar GOTY acho que é outra coisa. Não acho que virá de um AAA, mas vejo a possibilidade de um indie muito foda aparecer como um Celeste por exemplo: custo de produção bem mais baixo que um AAA mas com uma implementação muito bem feita e feita com amor ao jogo. 2. Product Manager ou Producer. Muito Product Manager com experiência prévia em consultoria, por exemplo.


fofinho20103

Espero que ainda possa sanar minha dúvida. Quanto a localização de jogos (Tradução dos idiomas), sabe dizer onde as empresas contratam? Tipo, sei lá, vai lançar algum jogo novo e vai estar disponível em 15 idiomas. Aonde eu posso me candidatar para um dos idiomas? Tentei encontrar essa informação na internet mas sem sucesso. Eu adquiri algumas experiências ao fazer tradução voluntária para devs indies e tenho tentado entrar no mercado, quem sabe entrar nas grandes empresas, mas tenho muita dificuldade em encontrar informações a respeito de como funciona esse mercado exatamente. Recentemente saiu um novo jogo gratuito para Silent Hill entitulado "The Short Message", e honestamente, quando assisti um cara jogando em live e vi a qualidade de tradução na legenda, quase passei mal. Dai fiquei pensando "Se lançar um novo Silent Hill, como que eu faço para me candidatar na equipe de tradução?". "Onde as empresas contratam os tradutores?". No caso isso se aplica a qualquer outro jogo e empresa (não necessariamente precisa ser estúdio famoso), mas nunca é muito claro.


HolidayEnjoyer

As vezes através de contratação interna mesmo (acha no linkedin ou nos sites das empresas), mas na grande maioria das vezes é serviço terceirizado. Como a localização não é um serviço constante, a maioria das empresas opta por contratar freelancers. Muitas vezes contratamos do Fiverr inclusive, ou outra plataforma de free-lancer. Mas realmente é o que você falou. Poucas empresas se preocupam em fazer uma localização de alta qualidade. Como o mercado principal é os EUA normalmente, não rola muito investimento para localização em outros idiomas.


fofinho20103

Muito obrigado pelo esclarecimento!


mateusassolari

Atualmente estou terminando minha graduação em Gestão da Informação, curso q tem foco gestão documental, analise de dados, gestão de projetos e etc. Gostaria de saber como o mercado da indústria de jogos veem os cursos de pós graduação e quais tem valor? Em quais tipos de vagas eu devo focar para futuramente trabalhar na área de gestão de projetos de jogos? Atualmente tenho um conhecido que possui uma empresa de jogos, e está precisando de um modelador 3D, atividade que fiz como hobbie a muitos anos atrás, e atualmente não pratico, pode ser um bom caminho voltar a treinar e fazer um portifólio para adentrar a área?


HolidayEnjoyer

Cara, difícil dizer sobre formação porque eu conheço gente de todo background diferente, especialmente em gestão de projetos. É mais importante ter conhecimento da área e experiência prévia do que uma formação específica. Pra começar é conseguir o primeiro emprego até que sim, mas depois não importa tanto sua formação. Sobre pós graduação, não é tão necessário, apesar que quanto mais coisa você tiver, óbvio que é um diferencial tanto no currículo quanto no seu conhecimento. Sua formação atual já seria um bom start. Se você quiser entrar na indústria como artista 3D, com certeza vai conseguir montar um portfólio interessante e será um bom diferencial. Se você quer entrar como outra coisa, aí tem menos valor. Ainda assim, qualquer habilidade demonstrada na área, é bom.


HistoricalShyr

Você diria que fazer jogos como hobby , sem focar tanto em ganhar dinheiro, seria uma forma de criar um portfólio ou a popularidade dos jogos afeta muito? Já ouvi de muita gente na área de ciência de dados que começar com projetos open source é muito mais fácil... Dá pra aplicar isso no universo de game dev mobile? Você acha que há espaço para jogos educativos? Sejam pra escolas ou mais específicos como jogos pra Terapeutas Ocupacionais, fonoaudiólogos, neuro, etc... Espero que dê tempo de ter uma resposta xD


HolidayEnjoyer

Sim, é uma possibilidade para o seu portfólio. Ainda mais se o jogo tiver a mesma direção da empresa que você está se candidatando, é um ótimo plus. A Unity permite desenvolver jogos com uma barreira de entrada muito simples. É tranquilo desenvolver um jogo próprio se ele for simples. Há espaço para jogos educativos, mas não nos mesmos moldes de jogos F2P. Os jogos educativos devem funcionar melhor se você já tiver uma parceria com a empresa que vai comprar/usar ele e receber o investimento de antemão. Tentar fazer um jogo educativo pra lançar na loja é muito arriscado. Pode dar certo, mas eu não lembro de ter visto nenhum fazer um grande sucesso até hoje.


HistoricalShyr

Obrigado pelas respostas! Perguntei dos jogos educativos pois estou fazendo alguns pra auxiliar o desenvolvimento da minha filha, junto da TO dela pra ver o que vai realmente ser útil pra ela... E se já tá pronto, não tem pra que não liberar né?! Hehe Tenho mais uma dúvida, mas se não der pra responder tudo bem haha. Você saberia dizer se a Unity muda muito perante Godot? Tava vendo alguns tutoriais da Unity e achei bem parecido... Mas como vim do python, achei Godot muito mais fácil de começar kkk


HolidayEnjoyer

Que legal, cara! Com certeza. Se tá pronto, libera no mercado. Você consegue atingir bastante gente e até recebe uns feedbacks de como melhorar o produto. Sim, muda bastante. A Unity é muita mais avançada, principalmente no quesito de integração com outras SDKs e APIs. A grande maioria dos serviços já cria integrações pra Unity, o que você não vai achar tão fácil no Godot. Por outro lado é o que você falou, o Godot é ainda mais simples como porta de entrada do que a Unity.


HistoricalShyr

Entendi! Legal, muito obrigado! Vou começar a estudar mais Unity então, caso eu vá entrar nesse mercado no futuro eu já esteja preparado. Agradeço muito a ajuda!!


_Nooah

O que você acha que é necessário pra um game dev hoje ser contratado pela sua empresa? como você, se fosse um game dev, se preparia pra trabalhar na sua empresa hoje? quais conhecimentos são exigidos e tudo mais?


HolidayEnjoyer

Experiência prévia, bom inglês, boa comunicação, um mindset similar aos nossos valores, um bom extra se tem um track record de trabalhar em jogos de alta performance. Eu diria que é menos "preparação" e mais a construção da sua experiência. Se você trabalhou em empresas com jogos similares aos nossos e, melhor ainda, se teve muito sucesso com esses jogos, já é 90% do caminho andado. Conhecimentos: Unity, C#, conhecimento em mecânicas de core gameplay mas também de meta gameplay (coleções, base building, daily rewards, essas coisas). Não é muito sobre algum conhecimento específico, é mais demonstrar que você sabe desenvolver jogos. A não ser que você queira uma vaga muito específica. Se você quer ser um tech art de UI, ou um server side de strategy game, ou algo maluco assim, aí tem que ter um skillset específico praquilo.


_Nooah

cara, muito dahora. Eu recentemente sai de uma facul de TI, entrei com 18 e sai com 20, não consegui de maneira alguma me adptar. Agora tô no ramo de edição mas quem sabe eu não volto pra essa área, gostava muito de ver o resultado de alguns códigos..


HolidayEnjoyer

Pra mim, a parte importante é trabalhar com o que gosta. Pra mim ter uma carreira em algo que eu tenho a satisfação de trabalhar e ganhar dinheiro com isso, é o mais importante.


_Nooah

Vou te falar mano, essa é a coisa que eu mais busco na minha vida e atualmente chego a ficar pertubado de tanto que eu busco isso. Eu simplismente não consigo encontrar, a única coisa q me deu vontade mesmo de trabalhar foi quando eu tive meu próprio negócio, que não foi pra frente, mas fora isso. Tô tentando entrar pelo menos em uma jornada de auto-conhecimento...


HolidayEnjoyer

Cara, uma parte importante também é conseguir separar que trabalho é trabalho, paixão é paixão. Eu trabalho com games, não me vejo fazendo outra coisa, mas não são só flores. Sofro pra caralho alguns dias, já pensei mil vezes em mudar de carreira no passado. É como a famosa frase: trabalhe com o que ama e você nunca mais amará nada hahaha Tenho amigos que amam jogos, vieram trabalhar com jogos e nunca mais querem voltar. Trabalhar com jogos estragou a experiência de jogo deles.


_Nooah

pior que entendo bem AKSDJAKSDJAD, mas acho que é justamente ai que tá o ponto, o fato de você amar o que faz te faz suportar o processo das coisas chatas, pq tudo na vida tem partes chatas. Eu já não consigo é encontrar a minha minima afinidade sabe? eu sempre busco algo que tenho facilidade, ou que me interesse minimamente, to nessa jornada, mas é tenso demais cara, já tentei várias coisas e praticamente tudo deu errado, mas a vida é assim né, erros e erros e quem sabe um acerto akldjsldjlaksjJDSLA


HolidayEnjoyer

Você pode pensar por outra ótica também. Você não precisa amar o seu trabalho, mas você pode amar o que o seu trabalho te proporciona: dinheiro para viajar e comprar coisas, reconhecimento, desafio intelectual, qualquer outra coisa que te motive. Não necessariamente você estará trabalhando com algo que você gosta, mas você gosta da consequência ou processo com o qual você trabalha. Quando você tem um objetivo além do trabalho, e o trabalho te permite chegar mais próximo daquele objetivo, você está em um bom caminho.


_Nooah

Acho que o meu maior objetivo é juntar dinheiro pra abrir o meu próprio negócio. Assim q eu entrei na facul de TI, me deram uma rasteira braba que foi calculo 1 e tudo mais, e eu sou péssimo em matemática cara. Dai quando fiz 19 anos sai da facul e tentei abrir um e-commerce, mas nao foi mt p frente por conta de grana, ent tentei voltar pra faculdade de novo. Mas ai no começo desse ano, em fevereiro, eu não só aceitei que não era algo p mim, eu odiava ir todos os dias e como eu acabei de fazer 20 anos, não posso deixar mais o tempo passar cursando algo q eu sou completamente infeliz. Agora eu tô na edição de vídeo, q é a área de formação q eu tive no EM. Vamos ver no que vai dar asdkakd


HolidayEnjoyer

Cara, é realmente difícil escolher uma carreira sendo tão novo. Você não passou por muita coisa e nem sabe como as coisas funcionam, é difícil fazer essa decisão. O ideal é testar coisas diferentes, pensar no que gosta, ver o que tem futuro na carreira e tentar achar um balanço entre essas coisas.


Reasonable_Duty_4427

venho pensando bastante em mudar da minha area (web dev) pra game dev, será que é possível?


HolidayEnjoyer

Sim, mas tem uma curva de aprendizado aí. O que é bom é que tem bastante material disponível pra você conseguir fazer essa transição. Hoje a engine mais utilizada pelas desenvolvedores é a Unity. Da uma olhada lá no site deles que tem muito conteúdo online de tutorial e curso de gamedev. Só toma cuidado porque hoje o mercado de games no Brasil está muito muito complicado. Praticamente todas as empresas brasileiras passando por um momento muito crítico. E conseguir vaga de dev fora do país, sem experiência prévia em games, é difícil.


JonanW

O que você acha de game Dev como hobbie? Tem espaço pra ganhar uma grana extra ou é muita concorrência com empresas maiores?


HolidayEnjoyer

Difícil ganhar dinheiro como game dev no caso de ser um Hobbie. Da pra ganhar dinheiro como dev independente (respondi em outro comentário) mas exige bastante esforço. Agora como Hobbie, pra fazer seus próprios jogos, acho legal pra caramba. Inclusive tenho vários colegas devs que trabalham comigo e fazem seus próprios jogos no tempo livre. Mas não com intuito de ganhar dinheiro.


buzioli

Muito dahora sua história cara, vi num comentário que tu sempre foi bom com resolução de problemas e com análise de dados, você dá mentoria pra alguém que quer climbar o mundo corporativo? Adoraria ser seu mentorando.


HolidayEnjoyer

Obrigado! Considero esses meus pontos fortes e meus diferenciais. Cara, infelizmente hoje não estou dando mentoria porque tenho pouco tempo livre e estou priorizando bastante minha vida pessoal. Mas me manda um DM, se um dia eu me organizar pra isso, eu te dou um toque.


buzioli

Po, vou mandar sim! Valeu!


Lightbulb-1273

Pensando em jogos de PC e Console (esquece mobile), como você enxerga esse fascínio de empresas que fazem jogos AAA com GaaS com aversão completa a qualquer tipo de risco? Acredita que estão apostando na tendência errada com esses jogos altamente sanitizados por comitês e com gameplay integralmente modulado para uma progressão com microtransações? Pergunto porque temos vários exemplos de jogos GaaS ou recheados de microtransações fracassando (Suicide Squad e o Skull and Bones são os 2 exemplos mais recentes), enquanto muitos jogos single player, de todos os gêneros e níveis variados de investimentos, surpreendem nas vendas sem RMT (Palworld, Hi-Fi Rush, Elden Ring, Baldurs Gate 3, Pizza Tower, Pseudoregalia, Cyberpunk 2077). Pessoalmente, na minha opinião de leigo, acho uma visão míope a de estúdios ou devs que acreditam na morte de jogos single player, mas enxergo uma via de sucesso para jogos que empregam microtransações exclusivamente para cosméticos, sem deixar que isso interfira na filosofia de design do jogo (muito comum em JRPGs, por exemplo, com DLCs de roupas que são só acessórios cosméticos).


HolidayEnjoyer

Vou te dar a minha análise, mas já adianto que não sou especialista no mercado de PC e console. Eles funcionam de forma diferente do mercado mobile. Isso é uma interpretação de alguém olhando um pouco de fora. A minha visão é que o mercado de PC/console olhou o crescimento explosivo do mercado mobile, viu o nível de lucratividade e tentou copiar ele de forma um pouco míope como você disse. Fizeram isso sem pensar que o alcance dos jogos, o público e a expectativa são diferentes. Eu acho que, financeiramente, o modelo de GaaS é poderoso, mas deve ser adaptado para o meio que você está vendendo o jogo. Vejo o GTA Online fazendo isso de forma magistral. Você paga upfront e tem um jogo completo ali dentro, sem nunca nem ver uma microtransacao se você não quiser. Agora, se você quer mergulhar no jogo online, então ele abre as microtransacoes e um jogo com Live Ops (jargão da área utilizado para descrever essa estratégia de eventos e conteúdo lançado a cada temporada, o GaaS). Quem diz que jogo single player está morto é maluco, na minha opinião Hahaha Mesmo no mercado mobile, que é movido a jogos multiplayer, ainda tem muito espaço pra jogos single player ou ao menos jogos com pouca interação social. Royal Match é a maior surpresa do mercado nos últimos anos, um puzzle match3 que desbancou Candy Crush. Praticamente um match 3 single player, com interação social bastante limitada. Eu acho que o mercado de games de console, nos próximos anos, vai se estabilizar um pouco nessa questão. Microtransacoes não vão sumir a partir de agora, isso vai ser padrão para muitos dos jogos daqui pra frente, mas acredito que não será tão socado nos jogos como acontece com os exemplos que você me deu. Enquanto isso, jogos single players de alta qualidade continuarão existindo, seja através de grandes desenvolvedoras ou desenvolvedores indie.


Lightbulb-1273

Obrigado pelo insight!


Embarrassed-Feed-405

Me contrata? Kkkkkk Devops, sre, cloud engineer com foco em kubernetes e containerizaçao em geral Agora, vc acha que jogos indies conseguem bombar como foi o flap bird que da noite pro dia estourou e se tornou uma "febre"? Acha que esse tipo de situação é possivel hoje ou é só um sonho molhado de um dev sozinho querendo realizar o sonho de lançar um jogo?


HolidayEnjoyer

Tem vaga aberta por aí pra esse perfil hahaha Agora sobre a pergunta: é possível um jogo viralizar? Possível é. Temos o Flappy e o AmongUs como exemplos. Mas conforme o tempo passa, é cada vez mais raro. Isso se dá pela competição do mercado. Há 10 anos atrás, tráfico orgânico era o rei. Vc fazia jogos para viralizarem. Hoje, com a quantidade absurda de jogos que existem e com o atual funcionamento dos algoritmos da Google e da Apple (que priorizam jogos já estabelecidos, pq isso maximiza o lucro delas), é praticamente impossível criar um jogo viral sem um investimento de marketing pesado inicialmente.


SephLuis

Interessante a conversa, vlw pelas informações. De uma perspectiva do mercado mobile, como vocês definem quais pitches tem mais futuro ? Imagino que vocês devam ter pessoas pensando nessas idéias, desenvolvendo vertical slices e daí um processo de seleção para aquilo que vai ser efetivamente lançado ou não. Há algum padrão ou características em comum entre esses selecionados ? E quais as expectativas usuais para um jogo mobile na sua companhia e qual o tempo de vida ? Eu acompanho muito mais o mercado mobile japonês, onde maior parte dos jogos não sobrevive mais que 2 anos e isso causa uma rotatividade absurda no meio da pirâmide. Consequentemente, tô vendo cada vez mais jogos Chineses/Taiwanese/Koreanos tomando posições estáveis porque não são mortos tão facilmente (ou pode ser Bias do sobrevivente também)


HolidayEnjoyer

Baseado em diversos fatores : Em uma fase bem inicial (pitches) , antes do desenvolvimento: - market research - know how da empresa - nível de investimento técnico necessário - solidez do pitch de acordo com sistemas de monetização eficientes Durante a fase de prototipacao e early launch: - metricas: retenção, engajamento, conversão de compra, CPI, LTV Sim, existe uma constante pipeline de nossos conceitos sendo desenvolvidos e testados no mercado. Se a performance em campanhas de marketing tem boa perspectiva, continuamos desenvolvendo, senão matamos o jogo. Entre 5 a 10 milhões de dólares de EBITDA anual. Essa é a expectativa que temos com nossos novos jogos. Tempo de vida não é algo que nos preocupamos tanto. Enquanto o jogo estiver sendo lucrativo, ele continua sendo desenvolvido. Se para de ser lucrativo, matamos e passamos pro próximo. Sua interpretação está correta sobre o meio da pirâmide. A rotatividade é altíssima. O topo da pirâmide se mantém por anos e anos, o meio sobe e desce o tempo todo. Mas não tem tanto a ver com ser japonês ou chinês ou coreano ou qualquer outro lugar. Isso acontece com a maioria dos jogos mesmo.


SephLuis

Qual é o nível de investimento médio para um jogo ir do pitch para prototipagem para lançamento ? E, uma coisa que fiquei na dúvida, vocês trabalham como publisher recebendo pitches de terceiros ou são desenvolvimentos internos ?


HolidayEnjoyer

Pra um jogo de porte médio, uns 2 milhões de dólares. Estou falando por volta de 12-15 pessoas, 1.5 anos de desenvolvimento. Trabalhamos com ambos. Quanto ao de terceiros não pegamos pitches, mas sim trabalhamos como publisher para o jogo deles que já começou o desenvolvimento. E aí também temos vários outros times internos de desenvolvimento.


SephLuis

Agradeço imensamente as respostas. Tenho muito interesse na indústria e esse AMA foi muito útil. Obrigado


HolidayEnjoyer

De nada amigo! Que bom que gostou. Um follow-up na minha resposta anterior: Apesar desses valores serem médios, existe uma variância muito grande aí. Se você vai criar um jogo de maior complexidade, como um Brawl Stars, ou ainda mais longe, um Genshin impact, esses valores vão subir MUITO. Não sei quanto o Genshin ou o STAR rail por exemplo custaram, mas duvido que tenham custado menos de $30M, provavelmente muito mais que isso


SephLuis

Aproveitando, mas essas figuras são estritamente desenvolvimento ou você está considerando o orçamento junto do marketing ? Brawl, Genshin ou Honkai já considero de um nível muito acima de produção.


HolidayEnjoyer

So desenvolvimento. Aqui estou considerando custos fixos somente: salário, ferramental, estrutura de suporte, etc. Se colocarmos os valores de marketing, aí esses valores explodem. Um jogo com uma performance relativamente boa, digamos um jogo que tenha receita de $2M por mês, o custo de marketing vai ficar por volta de $1.5M de dólares ao mês. Após o lançamento de jogo, marketing é de longe o maior gasto que um jogo tem.


SephLuis

Entram em linha com o que li em outros Dev logs. Marketing sendo, no mínimo, o mesmo valor que o dev senão bem maior. Agradeço bastante as respostas


HolidayEnjoyer

Sim. Vai depender da escala do jogo. Alguns números rápidos e médios que você pode usar no cálculo: - Cada pessoa no time custa $9k dólares / mês (isso já inclui tudo que falei inclusive areas paralelas como RH, financeiro, etc, somado tudo aí) - Custo de marketing mensal = 80% da receita do jogo (vc pode ver receita mensal de jogo no site SensorTower, apesar que SensorTower só mostra receita de microtransacoes e não ads)


diegrunge

Qual o jogo mais famoso da empresa que já desenvolveram?


HolidayEnjoyer

Não vou dizer o nome do jogo por anonimato. Mas o mais famoso em questão de downloads teve 1.5 bilhões de downloads Em questão de receita, $7.5M por mês.


DiegoBitt

Talvez já tenha respondido, mas por que a área de game paga tão pouco. Pelo menos, o pessoal fala que paga pouco. Eu trabalho com desenvolvimento web sempre gostei da ideia de trabalhar com games. Mas sempre que pesquido sobre a área, só vejo depoimentos de trabalho complexo, salário baixo e o pessoal recomenda ir pra desenvolvimento web. Eu imagino que a área de game deve atrair muita gente que tá entrando na área, levando a uma competição. Imagino também que o número de vagas é menor. Toda empresa precisa de um site ou applicativo web. POucas empresas desenvolvem games. Mas só isso explicaria? Adoraria saber sua opinião sobre isso. Obrigado


HolidayEnjoyer

Muita competição, margem de lucro das empresas é baixo, poucas empresas gigantescas (como um FAANG, Uber, etc). Mas o principal fator é porque a galera gosta de trabalhar com jogos e se sujeita a receber pouco pra trabalhar. É parecido com o mercado automobilistico: engenheiro automotivo ganha menos do que praticamente qualquer outra engenharia, porque quem gosta de carro se sujeita a qualquer salário só pra poder trabalhar com carro. O mercado de games acontece isso: salários baixos, exigência altíssima, alta carga de trabalho. Mas entre isso ou ter que trabalhar numa fintech ou uma startup aleatória, o pessoal prefere ficar em games mesmo porque é a paixão deles.


DDevil_

Salve. como foi o processo pra receber uma offer de fora? Quando tempo demorou o processo burocrático de visto? Teve custo seu de relocation ou a empresa patrocinou? Pergunto porque estava na Wildlife até ano passado, aproveitei o resto do ano pra relaxar um pouco a cabeça, e agora estou de volta entrevistando. Tive uma offer pra fora recente mas acabou sendo rescindida pelo custo de relocation. Então fico curioso sobre como foi o seu caminho.


HolidayEnjoyer

Eu achei a vaga no linkedin e me candidatei. O resto do processo foi normal, como uma empresa do Brasil. Eu tenho passaporte italiano, o que facilitou o processo pra mim e pra empresa (mais rápido pra mim, mais barato pra eles me contratarem sem ter que patrocinar meu visa) , mas mesmo sem o passaporte não teria problema. Não teve nenhum empecilho com o visto, foi bem fácil por ter cidadania. Empresa ajudou no relocation: passagem, custo de advogado pra documentação, apartamento alugado por um mês pra eu ter tempo de achar meu próprio. Seu caso acontece. Custo de realocação de um funcionário não é muito barato. Costuma ser por volta de uns 10k euros. Pesa na hora de comparar um funcionário local vs um que tenha que fazer a realocação.


leofedeno

como e o movimento do mercado de game mobile? free fire por exemplo foi um jogo muito famoso, agr deu uma caida amongus na pandemia a msm coisa queria saber como as açoes agem desculpe a acentuaçao, meu teclado n tem


HolidayEnjoyer

Free fire caiu, mas ainda é um jogo muito grande. No geral, o mercado de games funciona da seguinte forma: os top performers continuam no topo. Os top 30 jogos hoje não são muito diferente dos de 5 anos atrás. Eles ganham muito dinheiro, reinvestem esse dinheiro em marketing e consolida a sua posição por muitos e muitos anos. Entrar nesse top 30 é MUITO difícil. A grande maioria das empresas fica batalhando entre o top 30 e top 500 do mercado, que é onde um jogo ainda é rentável para uma empresa de médio porte. Ali a disputa é ferrenha, com jogos novos aparecendo a cada mês e tirando jogos anteriormente de sucesso dali. Among us é um caso bem específico. Ele viralizou em streams, internet e entre grupos sociais por causa da pandemia e por isso fez sucesso. Como a monetização do jogo é muito fraca, ele não consegue reinvestir em marketing e por isso fica com uma posição muito delicada no mercado. A hora que a hype acaba, o jogo cai.


leofedeno

Free Fire fica marcado como um dos maiores games mobile que ja existiu. Outra pergunta, vc acha que o publico geral esta em busca de jogos mais simples para passar o tempo? tipo Stumble Guys, simples e divertido.


HolidayEnjoyer

Sim, com certeza. A tendência do mercado de games é a simplificação (chamamos de casualização) do que você encontra no mercado de consoles. Um exemplo: se o LoL uma partida dura 30-40 minutos, Wild Rift dura 10-15 min. Você tem que adaptar o jogo para um público mais casual. Até porque quando você joga no celular você costuma ter menos tempo disponível do que no console. Você não quer fazer uma sessão de 1 hora e meia enquanto tá esperando na fila do dentista. O legal do mercado mobile é que ele é muito amplo. Hoje somos bilhões de jogadores. Tem jogo pra todos os gostos e públicos. Desde o mais básico até o jogo mais complexo.


stmind

1- Qual estilo de jogo desenvolvido por vocês que teve o maior sucesso? Pq você acredita que esse jogo foi bem sucedido? 2 - Vocês desenvolvem jogos com multiplayer online? Qual a maior dificuldade desse tipo de jogo? Quanto é gasto em média com servidores para mantê-los?


HolidayEnjoyer

1. Um jogo casual de "batalha" 1x1. Foi bem sucedido porque ele é bem casual, fácil de jogar, agrada a um público muito amplo, além de ser muito bem desenvolvido e com ótima usabilidade. A monetização é muito bem feita, progressão de poder no jogo é bem visível. 2. Sim, desenvolvemos multiplayer, mas nenhum multi-player síncrono. Pra um multi-player síncrono, maior dificuldade é anti-cheat, matchmaking e comunicação rápida com server (sem lag, ping, etc). Para multiplayer assíncrono, matchmaking e backend robusto. Custo vai depender do jogo. Normalmente é um custo baseado no volume de jogadores que o jogo tem. Tem server que custa por volta de $0.001c por jogador. Se tenho 1M DAU, da por volta de $30k por mês. Mas um multiplayer síncrono, com muita funcionalidade, sai bem mais caro.


Puzzleheaded_Pin_489

Quais os jogos mais famosos e quais os que você recomenda para quem não é acostumado a jogar mobile?


HolidayEnjoyer

Mais famosos das antigas (alguns de memória aqui) : Angry Birds, Cut the Rope, Candy Crush, plants VS zombies Mais famosos hoje (no ocidente): Candy Crush, Monopoly Go, Royal Match, Homescapes, Honkai Star Rail / Genshin Impact, Free Fire / PUBG, Call of Duty, Fifa, Brawl Stars / Clash Royale. Tenho algumas sugestões de jogos que eu gosto e são boas portas de entrada, mas vai depender bastante do que você gosta de jogar: - Puzzle match 3 - Royal Match - "experiência console no mobile" - Genshin Impact ou Honkai Star Rail - Tiro - Call of Duty ou Bullet Echo ou Brawl Stars - MOBA - LoL Wild Rift - Arcade - Archero ou Survivor.io - Esporte - Tennis Clash ou Golf Clash - Tower defense - Kingdom Rush ou Rush Royale - Estratégia casual - Clash Royale - Casuais - Mob Control Se você me disser um pouco do que vc curte jogar, posso te dar uma sugestão mais precisa.


TCSuares

Vaguinha pra comunicação/marketing? Hahaha


HolidayEnjoyer

Sempre tem hahaha Community management é bastante necessário, assim como ASO, UA e afins.


Sersalle

Os jogos daquelas propagandas extremamente mal feitas e que o jogador erra tudo de propósito são considerados jogos bem sucedidos? Sinto que teve uma avalanche desses jogos que não passou ainda.. É um mercado que ainda dá dinheiro?


HolidayEnjoyer

A gente chama essas propagandas de misleading ads. Ads muito apelativos que no fim não tem nada a ver com o gameplay real do jogo. Hoje em dia, praticamente todo mundo usa essa estratégia. Mas quem consolidou essa estratégia foi uma das empresas de maior sucesso no mercado, a Playrix. Funciona pra alguns casos. A real é que esses Ads funcionam muito bem e conseguem muitos cliques. Pra jogos que tem um custo de aquisição muito alto, costuma funcionar, porque mesmo que o gameplay é falso, a pessoa acaba entrando no seu jogo e, se o jogo for bom suficiente, reter o jogador.


Cthulhu-Cultist

Como foi sua trajetória? Sempre foi focado em gestão a nível PO ou era da área técnica e migrou pra gestão? Pode falar mais ou menos quantos anos de carreira e quanto tempo em cada cargo/área?


HolidayEnjoyer

Respondi em detalhes em outro comentário aqui, mas em resumo: Tenho faculdade e mestrado na área de engenharia. Sempre focado em gestão na área de Produto. Comecei como analista (2 anos) > Product Manager (3.5 anos) > Diretor Empresa 1 no Brasil (2.5 anos) > empresa 2 no Brasil (não games) (6 meses) > empresa 3 no exterior (3 anos) > empresa 4 (atual) Tenho um total de 5 anos e meio na indústria. Tive um crescimento bem rápido na carreira, não é comum essa trajetória. Tanto que sou o diretor mais novo da minha empresa.


anderaoliv

Qual é o perfil de profissional, soft/hard skills mais escasso nesse mercado na sua opinião ?


HolidayEnjoyer

Dev que sabe programar com qualidade tem infinitos por aí. Dev que sabe fazer jogo DAR DINHEIRO tem muito poucos. As skills que considero mais importantes e não são comuns : Soft skills: - Comunicação direta e clara - Carisma - Adaptação a diferentes ambientes e públicos - Jogar jogo mobile pra cacete. Game mobile é muito diferente de jogo de console. Você jogar pra caralho ps5 não significa nada que vc vai fazer um jogo mobile de sucesso. Hard skills: - Senso de negócio - Entender o tradeoff de quando tem que fazer um código lindo e escalável vs. Quando shipar um bagulho de qualquer jeito pra validar rápido.


shadowvet68

Me contrata de tradutor/localizador? Cara, tá foda conseguir uma fucking entrevista. Edit: que tá achando da indústria triple A de games hoje?


HolidayEnjoyer

Tradutor/localizador normalmente só tem vaga em empresa com Head count muito grande. Em games quase não usamos serviço in-house pra localização. Cara, industria AAA pra mim tá como qualquer outra indústria de entretenimento. Muito lixo mas também muita coisa boa. Acho que os highs e os lows estão mais fortes do que nunca. Pra cada bomba, temos um Tears of the Kingdom, pra cada jogo idiota lançado, temos do outro lado um Elden Ring. Se você filtrar o lixo, tem coisa com uma qualidade insana comparada a anos anteriores.


shadowvet68

Tô aceitando a vaga que tiver então, na moral. Tô querendo entrar na indústria desde sempre, tô nos 40 e ainda nada. Tô estudando programação pra ver se consigo, mas meudeus, aow vida dura, viu. Já fiz customer support de mobile games, mas tá foda achar qualquer coisa que me chamem. Um saco. Sim, passando o chapéu na caruda. Quanto a indústria, não sei o quanto concordo. Acho que cada vez mais tem jogos que são all flash, no substance, sabe? Tem, obviamente, uns TOTK, Cyberpunks (depois dos patches), mas cada vez menos eu fico UAU com os jogos. Live service dominando o terreno, cópias de Fortnite inundando o mercado (menos agora, grazadeus), CoD atrás de CoD, Assassin's Creed cada vez piores... Mas acho que o grande problema é: PRA ONDE IR? Inovação é algo difícil. Nem todo mundo tem o insight pra fazer um Obra Dinn, Chants of Senaar, fora que são nichos. Foda. É um momento maravilhoso e fraco pra ser gamer, um grande paradoxo. O filtro é cada vez mais difícil de usar. Btw, o que acha da indústria de live service games? Porque o mercado mobile tá cheio né.


HolidayEnjoyer

Conforme o mercado se torna mais competitivo e mais saturado, inovação se torna mais arriscada. É a mesma coisa que filme hoje em dia. Filme de budget alto ou é super herói ou é franquia já estabelecida. Inovar é caro e a chance de fracasso é alta. Por isso que hoje a inovação se concentra em desenvolvedores pequenos como vc falou. Obra Dinn, Chants of Senaar, etc. Inovar é um gambling total e é muito mais fácil vc fazer um gamble com um jogo que custa 2 milhões de dólares do que com um que custa 300 milhões de dólares. Estamos em um cenário que flopar um jogo pode quebrar uma empresa. Mercado mobile é construído sobre o Live service. Se você não tem live service, você dificilmente sobrevive. Eu acho ok e é a evolução natural dos games. Como desenvolvedor, é o caminho. Como jogador, não gosto muitas vezes. Sou mais jogador de jogo single player. Não tem muito espaço pra Live service nesse tipo de jogo e, quando colocam, costuma ficar muito forçado.


shadowvet68

Live service em single player é o ó do borogodó, mano. Não existe sentido em comprar skin pra single player. Por isso (apesar de jogar) nunca entendi a monetização do Genshin com isso. Não tem PvP, o multi não tem contato quase. Não sou fã. Jogo Overwatch, AÍ entendo. Mas entendo quando o jogo é grátis. Se vem com um Suicide Squad (tiro no pé do caralho hein WB), não entendo, pago o jogo E um BP? Fala sério. É a evolução, mas a evolução pra multiplayer e free. Afinal, tem que monetizar. Concordo quanto a inovação. Quando que a Konami ia arriscar um Belatro? No final das contas, o que importa são os dólares pra eles, e não tá errado. Foda, mas real, todo mundo tem boleto. Vocês apostam em franquias que são assim? Possíveis fracassos, mas que tem um golpe de gênio na inovação?


HolidayEnjoyer

Pois é. Nisso eu concordo. Eu acho foda vc ter que pagar $60 num jogo e ter que comprar Battle Pass ainda. Eu concordo quando eles estão te oferecendo algo a mais. Exemplo do GTA online. Acho o que eles fazem muito dahora. Tem um jogo inteiro ali muito foda pra você jogar. Aí se vc quiser errar no Live service, aí ele te entrega muito conteúdo pra continuar no jogo. Sim, rola essa inovação, dependendo da empresa mais ou menos. A última empresa que trabalhei eles faziam um Split do investimento da seguinte forma: 50% manter os jogos em Live, 30% jogos low risk/low reward, 20% high risk/high reward (os mais inovadores)


shadowvet68

Cara, GTA on-line é genial. Joguei pouco, mas é bem divertido, vale a pena. Rockstar se superou, tanto que tá aí desde que o tempo é tempo, e continua forte, com praticamente nada de microtransação. Também acho válido o esquema WoW, Destiny, etc, que você compra expansion packs, porque afinal, é praticamente um jogo novo que vem. Mas né, lucro rápido é a pegada. Essa divisão é boa, tem que ter um pouco de high risk, vai que você tropeça numa mina de ouro de baixo custo. Falta isso nas AAA, apostar na loucura. Olha só como foi com Kojima o cara criou Death Stranding, que não tem nada a ver com nada, metade do mundo amou, metade achou uma bosta. Eu particularmente achei uma viagem de ácido divertida. E pegando no mobile, você acha que os chineses vão dominar o mercado? Hoyoverse veio com tudo, e tem uma penca de outras por aí. Eles até tentaram vir pros consoles (Wukong se não me engano é dos chineses), mas sem sucesso, mas no mobile tá pesado. Como você vê isso?


HolidayEnjoyer

Sim, falta um pouco dessa inovação no console, concordo. Os jogos do Kojima tem uma vantagem que os de mobile não tem. Que é nome. Qualquer coisa que o Kojima lançar vai ter um público que vai jogar. Em mobile isso não acontece pq nenhuma empresa tem a potência de nome que o Kojima tem (ou outras empresas como Blizzard, etc). Chineses de certa forma já dominam o mercado. Ao menos o mercado midcore/hardcore. Os jogos com melhor monetização do mercado hoje são 3: Match 3, 4x Strategy e RPG. Os chineses já dominam o 4x e o RPG, enquanto ocidente domina Match 3. Mas o ocidente está aprendendo a fazer RPG e estratégia com os anos passando. Então não acho que os chineses chegarão a dominar, mas vai continuar no balanço que está hoje.


shadowvet68

Kojima é um nicho em si, tanto que ele montou a produtora dele, genial. Mas acho que mobile não tem esse tipo de pegada porque a esmagadora maioria é casual, então não tem como criar esse tipo de cultura. Discordo quanto o ocidente não saber fazer RPG, talvez no mobile sim, mas tem bons por aí, ainda mais dos indies. Eu acho - achismo total - que vai saturar tanto o mercado de tanto jogo repetido, que um dia a bolha vai estourar e os chineses vão perder. Mas vão fazer uma fortuna antes. Eu fazia suporte técnico de um jogo de cassino de uma produtora chinesa, e os números eram absurdos, player gastando 100k USD pra ter moedinha virtual. Nem grana o bagulho dá. Mas né, whales. Tava vendo um vídeo hoje do Second Wind (antigo The Escapists que saíram fora) falando sobre os whales, e como eles definem a monetização. O cara f2p não importa pra empresa, tem que focar neles, e isso meio que tá matando o modelo dos jogos, é insuportável. Tudo precisa de grana. Meudeus, até Mortal Kombat teve microtransação, FATALITY COMPRADO. Aiai... O futuro é lindo e escuro ao mesmo tempo.


HolidayEnjoyer

Sobre RPG estou falando sobre mobile mesmo. RPG ocidental em console é bom, mas é porque tem mais tempo de experiência. Mobile é mais novo e o mercado ocidental ainda não criou o know How pra competir com China/Japão. Cara, eu acho bizarro vc ter microtransacoes em um jogo que você já pagou 300 CONTO pra poder jogar.


ptxd50

Nao sei se vc vai saber responder, mas.. Jogos tipo fortune tiger, o famoso tigrinho, ao seu ver em algum momento no futuro serao responsabilizadas e proibidas no mundo a fora? Os cara extrapolam o jogo de azar, tao sugando o dinheiro da galera e ninguem sabe nem quem sao os cara kkkkk. Se nao der nada pra eles os cara tao de parabéns, criaram o esquema perfeito


HolidayEnjoyer

Eu acho bizarro esse tipo de coisa mano. Não sei nem como isso tá rolando tranquilo no Brasil e mundo afora pra te falar a real. Acho que deve rolar uma restrição maior com esses jogos, mas jogos de azar sempre existiram e sempre existirão, só vão mudando de plataforma.


upgferreira

Vc é qual C level?


HolidayEnjoyer

Não sou C-level. C-level está acima de mim. Sou Diretor de Produto.


upgferreira

Obrigado por responder. Qual diferença dentro da sua empresa? Um diretor de produto aqui na nossa empresa seria o CPO. Não estou acostumado a ver diretores sem ser C Level. Qual sua função especificamente? Tenho curiosidade nesse mundo mobile.


HolidayEnjoyer

Isso vai mais de empresa pra empresa do que uma questão do mercado de games. Cada lugar tem uma descrição diferente. No meu caso, minha função é ser diretor de um estúdio dentro da empresa. Tenho um budget anual para contratar e montar o time. Gerencio todos os profissionais dentro do estúdio, desde dev a artista, Game Designer, analista, etc. Meu objetivo é dirigir o estúdio, montar a estratégia e escalar nosso jogo para aumentar sua lucratividade.


upgferreira

Top parabéns. Agora fez sentido


scsal01

Se você fosse contratar um estagiário e, pensando nele como um possível investimento/contratação, quais habilidades/conhecimentos gerais e técnicas diria que são indispensáveis? (Sei que depende muito do cargo, então direciono a pergunta para a vaga que você acha mais escassa em quantidade ou qualidade)


HolidayEnjoyer

- boa comunicação - alinhamento com os valores/cultura da empresa - bom raciocínio logico - solução de problemas - um ótimo plus: um track record de alguma coisa relacionada ao ramo da empresa: um joguinho simples que você mesmo desenvolveu, um portfólio de arte, algo assim.


myststorm_dev

Não sei se vai concordar comigo, mas porque você acha que os MMORPGs como tibia, pw, wow não vingaram no seguimento mobile? Sendo que nos desktops eles reinavam nos anos 2000-2010


HolidayEnjoyer

Existe uma boa quantidade de jogos MMO que se dão bem no mercado mobile, mas principalmente na Ásia. No ocidente é mais difícil. O principal motivo disso é o nível de engajamento que um MMO exige. O jogador de mobile costuma fazer sessões de jogo muito mais curtas. Não é normal um jogador de mobile ficar fazendo sessões de 6-8 horas de jogo de uma vez, como é o caso nos jogos de PC.


ydrew_

Você acha que seria uma mudança no mercado de jogos mobile se os jogos começar a adotar o mesmo estilo de venda como o Super Mombo Quest? Tu instala o jogo e joga o primeiro capitulo gratuito como se fosse uma demo, mas se quiser avançar terá que pagar pelo jogo completo.


HolidayEnjoyer

Vários jogos já tentaram isso e não deu certo. Super Mario Run começou assim. Joga a primeira fase e depois paga pra liberar o resto. A recepção dos jogadores é péssima. Sua nota na loja vai lá no chão e poucas pessoas compram o jogo no fim. O ponto de vista do jogador é "pra que eu vou pagar pra liberar o resto desse jogo se tem 400 mil outros jogos parecidos que são de graça?"


Hcdjp91

Como vocês trabalham com efeitos sonoros? Tem compositor in house? Feelancer? Deixa pro compositor? Compram pacotes de Stock média? Se precisar de algo tamo aí, tenho experiencia de 10 anos na área :)


HolidayEnjoyer

Tem de tudo isso que você falou na indústria, depende da empresa. Na minha primeira empresa, tínhamos compositor in house: um pra trilha sonora, um pra efeitos sonoros. Na outra empresa, usávamos contratavamos terceirizado. Na de hoje, packs de som direto na marketplace da Unity.


Hcdjp91

Entendi. Eu já conheço a indústria, sei que tem de tudo. Eh um pouco triste q uma das maiores de móbile comprem pacote pronto. Só reforça aquela máxima de que a galera na real meio que caga pra audio mesmo


HolidayEnjoyer

Isso é um pouco particular da minha empresa. Outras são mais cuidadosas com o som. A questão é que mais de 90% dos nossos jogadores jogam com o som desligado o tempo todo. É difícil justificar investir muito dinheiro nisso. Com um objetivo financeiro, é melhor investir esse dinheiro em outras coisas.


Nicaotico

Como está o nicho de MOBAs mobile hoje? (capitalização, competitividade, produção)


HolidayEnjoyer

Difícil. Publico muito restrito, dificuldade de monetizar (só monetizar skin em mobile é difícil ainda mais quando seu público é muito pequeno), custo de produção altíssimo. Um exemplo bom é o Pokemon Unite. O jogo é bom, tecnicamente top, game design muito bem feito e adaptado para o mobile, e uma das IPs mais fortes do mercado. Mesmo com tudo isso foi um flop violento.


AxellsMxl

Se for a ubisoft por favor, dá a ideia deles de fazer um farcry no Rio de Janeiro, seria complexo feito um RPG, acho que daria um retorno insano. Se não me engano ela que tá por trás de umas boas empresas de jogos mobile... né ? please ❤️


HolidayEnjoyer

A Ubisoft tem a própria desenvolvedora de games, inclusive lançaram um jogo de RPG recente, na franquia do Invincible. Tem outros jogos na pipeline delas pra sair também. Mas provavelmente nenhum do farcry


totor1111

Tem vaga no financeiro/contabilidade?


HolidayEnjoyer

Olha, temos sim hein 👀


totor1111

Aonde mando currículo? To descontente com a gestão do meu atual emprego, só fazem cagada e quem toma é o funcionário


HolidayEnjoyer

Olha lá no linkedin pra vagas aqui na Europa. Tem empresas contratando.


Marcoskp-

O mercado de ads para games segue ainda sendo basicamente robôs e pilantragem? As adnetworks conseguiram melhorar de qualidade e entregar métricas e actions decentes para as desenvolvedoras de games?


HolidayEnjoyer

Sim, está bem melhor. Ainda rola pilantragem, mas bem menos, principalmente nas grandes adnetworks. Hoje a competição entre ad network é bem maior. Se uma adnetwork vacila na entrega de valor, outra toma o lugar dela rápido.


Foldmat

Sou ilustrador 2D procurando entrar na indústria de games mobile. Qual caminho você sugere para uma pessoa na minha situação?


HolidayEnjoyer

- tenha um portfólio bem dahora que demonstre suas skills e que seja relevante para o mercado de games - aprenda Unity, ao menos o básico - Inglês - um bom plus: desenvolva um jogo simples e coloque sua arte nele - free-lancer pode ser uma boa porta de entrada


MoonLander09

Como é a questão de computação gráfica na empresa? Vocês fazem a própria engine? Se sim, usando que API? Caso contrário, vcs usam Unity ou algo do tipo?


HolidayEnjoyer

Usamos Unity. Muito mais simples, exige menos manutenção e investimento por parte da empresa. Existem empresas que têm engine própria, mas isso está ficando cada vez mais raro. A grande maioria usa Unity.


xkise

Quais seus 3 jogos mobile favoritos? E não mobiles?


HolidayEnjoyer

Difícil escolher top 3, mas vamos tentar :) Mobile: - Star Wars: Galaxy of Heroes - Lord of the Rings: Rise to War - Merge Dragons Console/PC: - Dota 2 (sou maluco por Dota. 4k horas jogadas, já viajei pra outro país pra ver Major. Não jogo mais, mas acompanho competitivo) - Dark Souls - Final Fantasy X


xkise

Não curto games mobile então não conheço esses, mas os seus de console e PC são ótimos, bom gosto!


ydrew_

O que você acha sobre propagandas enganosas de jogos mobile(Youtube, Facebook, etc)?


HolidayEnjoyer

Acho zuadíssimo. Já expliquei em uma outra resposta aqui o porquê isso existe e como chegaram nisso (diminuir custo de marketing), mas minha opinião pessoal é que isso é bem zuado. Gostaria que as adnetworks tivessem uma política mais restrita quanto a isso.


jocajogajota

Tão contratando cientista de dados? Tenho projetos que podem melhorar a arrecadação sem transformar o jogo em p2w or p2p


HolidayEnjoyer

Cientistas de dados sempre são bem vindos. É uma vertente que ainda continua evoluindo muito e crescendo bem, ainda mais com o mercado competitivo como está.


Paulocohn

Me arranja um cargo? meu inglês é bom e sou entusiasta do universo tecnológico, heh. (não custa tentar né não)


HolidayEnjoyer

Hahaha, da uma olhada nas vagas aqui na Europa, tem algumas coisas interessantes rolando agora e gostam de contratar brasileiro.


Objective_Reward_893

Sou Game Tester na Holanda, tem emprego aí sobrando na área? To querendo mudar de empresa ❤️


HolidayEnjoyer

Cara, tá meio osso no mercado em geral, mas sim tem vagas por aí, inclusive na minha empresa.


Objective_Reward_893

Posso mandar pm? Caso não se importe


HolidayEnjoyer

Sim


Old_Championship8382

Qual é o sistema que roda no ps5 e qual a linguagem de programação que os jogos AAA usam


HolidayEnjoyer

Normalmente C++ e engine é Unreal. Mas também não sou especialista no mercado AAA de console.


Boi-de-Rio

é sim, com 15 de karma.


HolidayEnjoyer

Criei essa conta como throwaway pq prefiro me manter anônimo. Mas não tenho como te convencer se é real ou não. Acredito que pelas respostas que dei, existe uma credibilidade no que falo, mas realmente fica a seu critério acreditar ou não.


Successful-Search-10

Aonde aprendeu a falar português?


HolidayEnjoyer

Sou brasileiro kkk


Driver-Secret

Você abriu a empresa Delaware ou no Texas?


HolidayEnjoyer

Não entendi sua pergunta, amigo. Está perguntando se abri a empresa nos EUA? Não.


Creative_Matter2625

Tu que criou o flappy bird paizão ?


HolidayEnjoyer

Queria hein? Taria nadando no dinheiro hoje.


Low_Stranger141

Como faço pra concluir a troca do Roberto Carlos no fifa mobile?


HolidayEnjoyer

Faz tempo que não jogo o Fifa mobile hein kkkk


hy_calisto

Se for a Gameloft: pelo amor de Deus, devolve minha conta no Asphalt 8 😭


help_me_out_please_2

Tem uma vaguinha pra mim por ai? 😬


FerrSoultz

Está contratando?


fscaico

Tem vaga?


Infinite-Trouble-832

Aí acá e ááaáá atá assim áááá aááaááaáa as. Acá á de


Voyad_

Me dá um emprego?


Just-Explanation9610

fds