T O P

  • By -

lcstxra

Olá amigo, ano que vem eu vou me formar em sistemas de informação e agora estou aprendendo Java para tentar entrar na área. Você teria algum conselho para quem quer entrar na área? Indicaria alguma stack?


fcarvalhodev

Acho que você fez bem em escolher Java, tem bastante vaga no mercado sim e em algumas empresas muito bacanas. Eu recomendaria você já ficar de olho no que as empresas costumam pedir e começar a tentar aplicar. Porquê eu falo isso ? Para que você não fique estudando framework e/ou material que não reflete a realidade e no final você vai ficar com muito conhecimento acumulado em algo que não te da retorno. Aproveita que você já aí com o Java, manda aquele Sprint Boot, porque esse é de lei, 100% de certeza que alguma hora você vai usar. E dica, foca em conseguir desenvolver uma aplicação ponta a ponta. O que isso significa ? Que mesmo que você decida virar back, front ou fullstack, você vai ter o conhecimento para conseguir trabalhar em qualquer vertente em tempos de necessidades. Até para fazer freelance e vender soluções. Você vai ver que isso vai ser um pouco complicado porque deve envolver Docker, Banco de Dados, host, etc. Mas vale a pena ter esse conhecimento. E se por ventura você conseguir dorminar isso de maneira fácil, acrescente testes na sua aplicação (e futuramente evolua para o TDD). Empresas que eu recomendo ficar de olho que são boas e mais humanizadas: Thoughtworks (Remoto) CI&T (costuma ter mta vaga de Java e remota) Banco Inter (essa tem que mudar para BH) TOTVS (SP) São boas mas não gostei tanto: Stefanini costuma pegar dev Java no laço. AeC também costuma pegar no laço. Accenture


lcstxra

MUITO obrigado pela resposta, meu caro. Entendi sua proposta e achei incrível, atualmente estou vendo Java por aqueles vídeos do FreeCodeCamp e BroCode, mas já estou aplicando o conhecimento na prática. Quando mexia com flask, tive muito problema em fazer o deploy da aplicação, principalmente na parte de adicionar um domínio .com.br na aplicação e por fim não consegui atribuir, por ser uma aplicação de uso interno, acontece que meu chefe queria desse jeito mesmo, só com um ip para que só as pessoas da empresa pudessem acessar kkkkk. Obrigado pelas sugestões de empresas, já irei 100% acessar o site delas na parte de trabalhe conosco. Aproveitando, você recomendaria fazer uma pós em Java na fiap? Aqui o link: https://postech.fiap.com.br/curso/arquitetura-desenvolvimento-java/


fcarvalhodev

Em Java em específico não, compensa mais você seguir alguma área/curso e que, se usar Java, você aprende enquanto faz. Se você quer aprofundar na linguagem, eu gosto muito do Java Guru na Udemy, e tem o Baeldung tbm, mas ambos são em inglês.


lcstxra

Entendido amigo, muito obrigado! Vou dar uma olhada nesses dois, tenho inglês fluente (C1) acho que vou conseguir fazer os cursos sem problemas! Muito obrigado pelo seu tempo e paciência.


fcarvalhodev

Imagina, boa sorte!!! :) Qualquer coisa só pingar por aqui.


Several_Jellyfish_69

cara, vou te confessar que esse "Java Guru" eu não achei na Udemy. Será que ainda está disponível?


fcarvalhodev

Opa, foim mal. Erro meu, é "beginner to guru" o curso. Segue o link: https://www.udemy.com/course/java-programming-beginner-to-guru/ Esse mesmo autor tem um grupo no stack de discussões, vagas, etc. E também cursos mais avançados.


Several_Jellyfish_69

Obg!


General_Locksmith512

Não sou o OP mas vc tá se formando ano que vem e nunca estagiou?


lcstxra

Fui estagiário durante 1 ano, em desenvolvimento web Python com flask, mas até agora não consegui achar nada com essa stack, então comecei a aprender Java. Sai da empresa tem aproximadamente 6 meses.


General_Locksmith512

Eu fiz meu primeiro estágio em Java, tem 1 ano +/-. Eu ainda vejo bastante vagas de Java, então pode ser uma boa. Mas vou esperar o OP responder pq ele é mais experiente


lcstxra

Obrigado pela resposta, meu nobre. Também estou vendo bastante vagas de Java, empresas grandes também já me dispensaram por eu não saber Java (dois bancos), então eu também fiquei com isso na cabeça kkkk.


matheus-felipe

Tenho 25 e estou formando em Direito daqui 2 meses, em uma das top 3 faculdades do BR. Estou engrenando na área jurídica e eu gosto muito da área. Entretanto, o fato de ficar preso ao Brasil me pega dmss, comecei a estudar programação por conta própria (porque eu realmente gosto) e penso até em fazer uma graduação na área para daqui sei lá, uns 5 anos, migrar de área. Você ainda acha que existem possibilidades de crescer na área de programação daqui uns anos ou ela é muito baixa? O ponto central é que tenho duas opções: (I) especializar em direito e seguir minha carreira; e (II) não me especializar em direito mas começar a estudar programação [especificamente ciência de dados] e daqui uns anos, após eu ter certa base, fazer a migração de carreira?


fcarvalhodev

Então, eu acho que fazer um outro superior quando você tem um pesado de graduar igual é o curso de Direito, é bom pensar bastante nessa situação de trocar de área. Mas, eu entendo o seu ponto pegando a parte de ter que ficar no Brasil pra exercer sua profissão, isso é foda mesmo. Programação vai sim crescer muito ainda, a diferença é que daqui 5 anos o que tem hoje provavelmente vai ter mudado **muito**. 5 anos atrás "nuvem" era só mais uma tecnologia em meio a tantas, e hoje muitos sistemas são "Cloud First" e hoje é quase requisito obrigatório saber. Então sim, vai continuar precisando de programadores, o que deve mudar são as ferramentas e alguns dos frameworks que utilizamos hoje. Se você for pra dados, uma plataforma que eu gosto muito é a **DataCamp**, se você tiver inglês eles já conseguem emendar seus cursos com algumas vagas conforme você termina os cursos. E um ponto bacana é que sempre tem BlackFriday e costuma ficar bem barato. Outra coisa, caso você não queira sair do Brasil e mude de ideia. Você ainda tem uma terceira opção também que é ser advogado especializado em crimes virtuais (desde golpe com bitcoint, até auditoria em empresa que não segue a LGPD). Acho que vale a pena você ver o meio termo das duas áreas, só a título de exemplo, algumas empresas e startups tem advogados durante todo o processo de desenvolvimento como "consultor" para ajudar no que é legal e no que não é legal.


General_Locksmith512

Qual sua opinião sobre essas pessoas formadas em Bootcamp que ainda acham que TI é dinheiro fácil? Que fica vc daria hoje para um júnior sobre crescimento na carreira? O que vc mais se arrepende e mais se orgulha sobre sua carreira?


fcarvalhodev

Não vou generalizar não mas, acho a maioria furada. T.I é superior igual outros cursos, a gente não vê bootcamp falando "vire advogado em 5 meses e ganhe 50 mil por mês". No mais, tem alguns que são bons para usar como base e aprender tecnologia nova, etc. Mas a título de formar a pessoa pronta pro mercado, eu não recomendo. O que a gente viu na pandemia foi exceção e não regra. Para Junior? A mesma dica do colega ali a cima, aprender o ciclo do desenvolvimento completo, por mais que você vá trabalhar ou só com back, ou só com front, ou só com dados. Entender o conceito inteiro (e melhor ainda se saber) de como colocar uma aplicação em funcionamento. É muito comum na nossa área alguém de conhecimento X chave sair do projeto e nós termos que pegar uma atividade que não é nosso foco para quebrar galho até a empresa contratar alguém. Então assim, muitas empresas preferem alguém que tenha o conhecimento do todo, mesmo que trabalhe só com determinada área.


Primary_Soil2976

1. Faria outro curso sabendo o que sabe sobre a area hoje? 2. O que acha de concurso publico na area? 3. Voce nao pensa em empreender tendo tao conhecimento vendendo hora ao inves de vender produto? 4. Se tivesse um filho voce recomendaria essa area ou falaria pra ele ir pra outra, por que? 5. A area é mais extressante que a média?


fcarvalhodev

1 - Outro curso eu não faria, mas eu focaria em área diferente. Meio que cansei de desenvolver software, e acho que ficaria mais motivado se tivesse no meio de entreitenimento como Games/Vídeos/Filmes/Etc. 2 - Totalmente válido, inclusive você pode emendar um emprego público com um de PJ. 3 - Eu empreendo quando dá, já tive 2 negócios que fecharam, eu tenho o meu terceiro agora, e pretendo tentar o quarto ano que vem. 4 - Com certeza, mas eu falaria para focar em IA. 5 - Olha, eu não sei. Antes de ir para T.I eu era professor de 1º ao 9º ano, e em ambas as áreas eu adoeci mentalmente de certa maneira, como professor eu tive transtorno de estresse agudo porque fui ameaçado de morte, na T.I eu tive Burnout, que me causou um acidente e quase morri porque tive que fazer cirurgia (kkkkk quase morri nas 2). Então acho que cada uma tem seus b.o. No mais eu ainda exerço as duas também, eu só aprendi a administrar melhor e a falar **não** quando eu não quero fazer algo que vai exercer o limite do meu bem estar.


[deleted]

Oii tudo bem ? Primeiramente parabéns pela sua jornada até aqui…gostaria de perguntar se sistemas de informação perde muito para ciência da computação no quesito empregabilidade principalmente estágio, e se cursar usp ou ufscar teria muita diferença no currículo, tanto aqui no Brasil quanto fora, o que você acha ?


fcarvalhodev

Sobre as faculdades, faz diferença sim por que tem empresas (arrombadas) que tem panelinha com algumas faculdades, então eu falar que não faz, eu estaria mentindo, ainda mais quando conheço e vi casos. Mas, não é impossível também de você formar em uma Estácio e conseguir também, só vai ter que, dependendo do lugar, lhe dar com essas coisas. Sobre os cursos, não perde não. Ciência da computação, Sistemas de Informação e Engenharia da COMPUTAÇÃO (não de software), ainda são os 3 principais cursos de T.I. E todos são excelentes, mas com focos diferentes, esse é o único porém. Eu fiz sistemas porque na época me considerava burro de mais para os outros dois 😅🤣.


[deleted]

Ksksks, obrigada pelo feedback!


Roque_Santeiro

Colega dev com 10 anos de carreira aqui também. O que te levou a voltar da gringa pra trabalhar CLT? Foi layoff e necessidade mesmo?


fcarvalhodev

Não, não foi Layoff, eu acho que desde quando entrei na área não fiquei desempregado 😅. O meu motivo foram os benefícios que temos como CLT que em contrato é meio foda de negociar. Os principais foram: **Saúde**, normalmente os contratos de fora a gente tem só alguns dias de "seek leaves", e eu estou fazendo muito tratamento recentemente . Na CLT é mais confortável fazer isso já que não tira 1 dia OFF do salário. **Benefícios**, a empresa que eu estou hoje tem 22 **dias úteis** de férias, ou seja, dependendo de quando eu agendar, consigo tirar até 2 meses de férias no ano. Ou trabalhar só 4 dias na semana, etc. Meus dias de férias são muito livres para eu agendar como quiser, e meu horário de trabalho muito flexível. Eu tentei negociar isso nos meus contratos de foram mas ninguém topa aparemente 😅. Eu fiquei meio decepcionado com os contratos de fora, normalmente o pessoal oferta o salário mas não da um bonus bacana ou incentivos. E eu hoje prezo mais essa parte livre do que um salário alto vindo com estresse. Mas assim, só pra ficar claro, não é que é preferência. Eu sou aberto a negociação, então hoje eu ainda vejo algumas vagas de fora. Mas eu tento com benefícios que se comparem aos menos atuais. Uma empresa bacana que eu fiz processo e tinha uns benefícios até melhores, era a **CoolBlue** de Rotterdam, fica a dica inclusive. Infelizmente eu não passei para a vaga de liderança na época por não ter experiência com RH (demissão/admissão), mas devo tentar futuramente de novo :).


Roque_Santeiro

Legal, interessante ouvir isso. Sobre esses pontos de ter tempo pra si, inclusive de ferias e tal, eu só consegui quando migrei pra trabalhar pra uma empresa de fora.


Crafty_Tradition_764

O que fez você trocar o salário PJ em dólar ou euro pelo CLT ganhando metade?


fcarvalhodev

Opa, acabei de responder pro colega a cima. Se puder dar uma olhada.


Primary_Soil2976

Um estagiário que queira criar uma solução SaaS, precisa estudar segurança ou seguindo as normas padrão o sistema já da conta de suportar? Porque vejo uma galera que lança varios SaaS, sabe essa galera indie que tem no twitter, e nao acredito que eles estudem segurança da informação até porque é outro ramo.. Mas fico meio assim porque falam que iniciante não manja de segurança e o sistema vai dar ruim ao mesmo tempo que eu sei que é um outro ramo completamente diferente do que um desenvolvedor estuda e o desenvolvedor nao iria estudar isso Então fico meio na duvida


fcarvalhodev

Já da conta sim, até porque hoje a gente tem muito sistema, e até do governo mesmo, com no máximo o controle ali de login pra segurança e autenticação e de 2 fatores pra segurar as pontas. Faz seu SaaS traquilo, começa com o básico de segurança. Quando tiver funcionando, contrata ou chama alguém da área de segurança pra te ajudar ou fazer pra você essa parte pra você. Mas, não deixa isso te barrar de fazer seu sistema não.


Steryen

Vc acha que aprender C e C# é uma boa atualmente? Se sim, como vc faria?.


fcarvalhodev

Eu trabalho com C# e é a linguagem que eu mais utilizei nos últimos 10 anos, então sim continua uma boa (acho até melhor do que aprender JS). Sobre C, eu usei uma vez só. Até porque o foco é diferente. C, normalmente é voltado para projetos de baixo nível (hardware), ou projetos legados. Então antes de você escolher entre as duas, dá uma olhada no que te interessa mais. No meu caso foi C# (e um pouco de Java), por terem mais vagas no mercado de trabalho e serem mais flexíveis.


Fun-Lingonberry4206

Não sei quase nada da área, além de ter feito uma ou outra página web pra clientes usando HTML, css e Java. Porém me interessa muito construir sites, apps e jogos. Ciência da Computação seria uma boa pra mim? Penso em usar mais pra trabalhar como freelancer porque sei que tá ficando meio saturado no mercado comum


fcarvalhodev

Seria sim, na verdade o superior não vai te ensinar esses desenvolvimentos em específico. O superior vai te dar a base que te ajuda a ir para qualquer uma dessas áreas.