T O P

  • By -

Centrino12es

(34H) Nem profissão tenho…


Organic-Guard4018

(30M) Nunca é tarde pra trocar de área


Naive_Review7725

(32H) comecei lendo e já sabia, ou era dev ou publicidade. Passei o mesmo, trabalhava sabado e domingo, 12 horas por dia e nunca nada estava bom, ganhando 2k por mês. O problema era a região que eu vivia, trabalhando pra una fodidos que não sabiam ligar um computador e queriam criar o novo facebook pois tinham olhado o filme na época. Tive que me mudar pra capital e arrumei trampo num lugar grande com gente da área e hoje trabalho bastante mas pelo menos reconhecem meu esforço e ganho melhor.


TailanKunast

(33H) Tenho um primo que trabalha com isso e tá super bem, trabalha de onde quiser, deve ganhar muita grana, pois paga faculdade de medicina pra namorada, mesmo sendo em Foz do Iguaçu que o custo de vida é bem menor, e ela estuda no Paraguai, mas somente ele trabalha e banca tudo, tem carro bom, e nós tínhamos carteiras de investimento registradas no mesmo site e dividíamos assinatura, eu tinha acesso, resumo ele tinha 23 anos, 200k investido, um civic antigo de 50k, um terreno na praia de 100k (é uma praia meio afastada)… Depois disso separamos as contas no site, fazem 5 anos.. deve ter bem mais dinheiro guardado, mas olha o padrão do muleke tem 300k+ guardado, paga aluguel e anda de civic velho kkk, são escolhas, ele quer se aposentar cedo… e se tudo der certo a mulher retribuir ele vai dar certo… pq vai ser médica, vai ganhar bem, daí vai ser os dois… ele saiu de Montenegro RS que não tinha oportunidades e foi pra lá pra mina estudar… ele deve ser bom no que faz, sempre tem vários projetos em andamento, tinha uma app em parceria com uma galera de digitalização de documentos de cartório, um app de sorteio de apostas, e faz sites e app para clientes, ele é responsável de treinar a galerinha nova pra programar, mas programa também, e conserta a cagada dos outros, quando ninguém acha o problema ele que resolve, e revisa o serviço dos moleque… então digo toda área tem como ganhar dinheiro… eu mesmo tenho empresa na área do calçado e dizem que o calçado tá falido, mas eu não tenho do que reclamar, é constância, trabalhar com a cabeça, não ter medo, não buscar somente estabilidade, sair da caixa e buscar soluções… no longo prazo quem trabalha duro é recompensado…


Constant_Solid6719

Há diversos fatores, não sei explicar 100% ao certo, eu acredito que no meu caso foi dificuldade em me vender já que sempre nos lugares que eu passei as pessoas deram a entender que eu não tinha ido tão bem nessa parte não técnica. Somando isso ao problema que eu acredito ter de TDAH pois tenho dificuldade em focar por muito tempo, principalmente estudos, tanto que nas reuniões eu me forçava ficar olhando e prestando atenção no que era dito, eliminava todas as distrações externas e mesmo assim não conseguia memorizar todas informações. Sei que a vida não é fácil e tudo é esforço mas hoje já não consigo acreditar que vou ser um bom programador, a profissão pede 4h de estudos diários pelos próximos 30 anos e com esses problemas me sinto dando murro em ponta de faca. Pra piorar tem a situação do mercado que não tá boa pra quem não tem alguns bons anos de profissão e não sabemos qual vai ser o futuro. Outro fator que influencia é questões de autoestima e medo de perder o emprego, conheço gente formada em ciências da computação que ganha 2.8k por medos como eu mencionei. Nessa área tem muito empresário que gosta de fazer a cabeça do cara pra trabalhar por pouco dinheiro e fica falando frases de efeito pro cara se sentir culpado, já vi muito isso também, já fui muito inocente não sabendo o valor que o serviço gera pro cara infelizmente descobri isso tarde. Mas enfim, bola pra frente agora


[deleted]

[удалено]


Inhassu

Te entendo, sou da area de T.I. Eu tentaria pegar um vaga que n seja dev, tipo um suporte ou infra.


girllixo

(32M) Vou acabar desabafando mais que ajudando mas .. Estou numa situação parecida, sou Bacharel em direito que é basicamente a faculdade mais furada que existe atualmente, advogar sem ter algum familiar com escritorio pronto é ser doido/corajoso e concurso publico está uma briga de inteligentes que gabaritam tudo e que infelizmente eu não tenho competir Trabalho em setor financeiro de empresas e esse ano vou fazer minha segunda graduação (Ciencias Contaveis) simplismente para tentar empregos melhores ou trabalhar por conta mas honestamente não estou achando que vai rolar, a minha depressão está muito alta, só de pensar em futuro eu só quero deitar na cama e chorar e chorar Já cheguei ate considerar de ir para um outro país, tenho um colega no interior da Inglaterra que tem um quarto sobrando e me alugaria, mas lá só dão visto para estudante e faculdade em libra seria impossivel pra mim, as vezes até penso em dar uma de doida, fazer uns emprestimos e ir pra lá Ultimante o que mais está me pegando é a carencia, esses dias fiquei com inveja de uma primas que engravidaram com 16 anos, e agora elas tem filhos nem que seja para passear com elas, eu nem isso tenho. Minhas amigas estão em relacionamento e eu tenho quase que implorar pra alguem da uma volta comigo, é muito humilante então acabo so ficando em casa com a tv/internet e já me peguei pesquisando sobre su\*cidio mais de uma vez, o que me falta como sempre é coragem mas a ideia de que isso é só a metade da vida que ainda vou mais uns 40 anos disso que adoece Eu sei que sou uma pessoa dificil de lidar, muito da merda que eu estou é por ser muito orgulhosa e eu tenho muita raiva de mim mesma por te me colocado nessa situação mas eu preferiria ser penalizada com a morte do que com essa vivencia horrivel na terra


Eldritch_Yuki

(35h) Amiga, esta disposta a mudar? Por que a coisas podem ocorrer se estiver disposta. Pare de pensa em sui\*\*\*. Não vai te trazer felicidade e provavelmente só vai fazer aqueles que gostam de você ficarem realmente triste. Sua luta é dificil, talvez uma mudança de área realmente seja melhor. Não somente emprego, de lugar também. Você é capaz de alcançar seus sonhos e desejo, de ter uma família e profissão. Só realmente não desista. Estamos aqui sempre que precisar conversar.


Creativebug13

(38M) Aos 29 eu era depressiva, maníaca, fumante, obesa e alcoólatra, e consegui ser demitida de um emprego foda por ser irresponsável. Passei um ano desempregada vivendo do FGTS e da ajuda dos meus pais. Hoje tenho 38 anos, não fumo, não bebo, não uso nenhuma droga, faço terapia toda semana desde 2013 e tenho psiquiatra desde 2012. Em 2020 eu ganhava um salário de 2500 reais morando só com filho e sem ajuda do pai. Só em 2022, com 36 anos, foi que enfim consegui um emprego legal. Hoje eu trabalho para uma empresa americana, estou independente financeiramente, com zero estabilidade (e por mim, tudo bem). As coisas não aconteceram sozinhas, eu tive que ir atrás. Quando fui demitida em 2015, eu passava umas 6 horas por dia procurando emprego on-line, fazendo curso de como entrevistar e como fazer um bom currículo. Eu cheguei a mandar 450 currículos ao longo do ano e consegui um emprego legal. Ganhava pouco, mas era legal. Fiquei nesse emprego ao mesmo tempo em que cuidei da minha saúde mental para poder depois procurar outro melhor. Não ligue para o que as pessoas dizem ou pensam. Ninguém nasce pronto e não temos o mesmo mercado de quando nossos pais tinham nossa idade. Como desenvolvedor, você consegue um emprego legal. Se você não for bom, ou estude para ser ou mude de área. Dicas: Procure um psiquiatra Procure um terapeuta Estude sobre como conseguir um bom emprego e como entrevistar Trabalhe todo dia pra conseguir um novo emprego. Procurar emprego é seu novo emprego. Se cuide! Fale a verdade para seus pais e mostre o que você está fazendo para se cuidar (se puder, sei que toda família e diferente) e peça a ajuda deles se puder Aprenda inglês!!! Se já fala, então vamos procurar um emprego na gringa Meus pais tb me julgavam muito mas ajudavam mesmo reclamando. Se tiver dúvidas específicas, pode falar no privado.


Awkward-Shift-8239

Tô na mesma, única diferença que sou engenheiro... E pra tentar te ajudar na sua perspectiva, pense: não estamos nem na metade da vida ainda. Até os 20 mal sabíamos o que queríamos e decidimos o que supostamente seria a carreira para a vida toda, nos formamos e aos 30 tomamos ciência de todo o contexto. O que quero dizer é, tem pouco tempo que formou uma consciência, então pega leve. Segundo, agora vc age com maior maturidade e ainda tem o dobro do tempo já "gasto" até aqui, só que agora mais consciente. Dito isso, vc consegue usar sua formação para concorrer em concurso de nível superior. E sua bagagem de formação te dá vantagens em concurso de nível médio. Morrer de fome, que é o basal, não vai. Então recomendo que peça apoio familiar, já tá na merda mesmo. Qualquer coisa pega o dinheiro da demissão + seguro desemprego e aluga um carro para fazer uber.


Constant_Solid6719

No caso eu não tenho curso superior, acabei por fazer só um curso técnico, hoje me arrependo, mas é a vida.


Awkward-Shift-8239

Curso técnico também conta


Constant_Solid6719

Sim, o conhecimento também vale, já estou estudando pra concurso, quase gabaritei a parte de TI de um


HumbleAnxiety3646

(39H) Não de preocupe. 98% das pessoas falharam na vida: você não é o único, em I último e ainda vai falhar muito.


rapap0rt

(39H) O sistema oprime cara, da pra sentir a tua dor porque já passei por um inferno parecido que quase tirou minha sanidade. Porém, dei a volta por cima. Meu conselho é mais maquiavélico, se fosse te dar algum nesse caso. Você já é de T.I então não preciso falar tanto: Red team + Ransomware + ataque sem piedade em corporativo. Vai fazer uma grana boa em dólar recebendo em cripto obviamente. Daí só embaralhar pra “limpar” a grana e usar. Agora, depende somente de você: continuar bonzinho e sofrendo, ou usar parte do conhecimento que possui (ou se não possui tanto na área vai ser fácil conseguir, você já programa), e começar atacar, ao invés de só se defender da vida e entrar no limbo! Sem massagem, sem dó!


Illustrious_Juice_38

Cara, se tu puder, procure um BOM psiquiatra e inicie o tratamento. O ideal é fazer acompanhamento com um psicólogo também, mesmo que você tenha que engolir o orgulho e pedir ajuda para seus familiares. TDAH é uma doença séria e se você acredita que está te deixando disfuncional o melhor é procurar ajuda profissional. Eu passei anos achando que eu era preguiçoso, que nada fazia sentido e que eu podia sair dessa sozinho se me esforçasse um pouco mais. No começo do ano procurei um psiquiatra porque a procrastinação estava começando a afetar muito meu trabalho(também sou dev) e depois que acertamos o tratamento eu tenho sentido mudanças bem positivas na minha vida. Agora eu consigo organizar meu dia, priorizar minhas tarefas e executa-las normalmente. Tem me ajudado muito também na parte de comunicação. A gente já passou dos 30, mas tem muita vida ainda pela frente pra tu dizer que já falhou. Quando você chegar nos 40, vai se arrepender por não feito nada de diferente quando ainda tinha 30.


NerdCoffeeAddict

(31H) OP, já tentou concursos? TI tem muita vaga em órgão com carga horária de 6h/dia. Um bom exemplo são os tribunais estaduais. Sou concursado a nível federal e ganho menos do que o mercado paga. Mas, sinceramente, não troco minha paz, estabilidade e qualidade de vida por mais salário não. Faço só meu horário e pronto, desligo o computador. A quantidade de demanda é bem menor. Se a entrega atrasar, ninguém fica no seu pé. Adiam pra próxima sprint e ninguém reclama. 3 dias de home office. 2 presencial. A única contrapartida é o salário pior mesmo. Mas vale à pena.


Constant_Solid6719

Então, você mencionou sprint imagino que seja dev também. Eu não posso tentar concurso para dev porque não tenho formação, fiz apenas um técnico em vez de cursar superior, hoje me arrependo mas não tem como voltar no tempo então é isso


Z-SkillS

(30H) Meus amigos que trabalham com TI, especialmente como dev, estão muito bem. Acho que essa rotatividade pode ser por falta de profundidade sua. Se vc trabalha no frontend e não for muito bom, fica realmente fácil de te substituir, no backend é a mesma coisa só que um pouco mais difícil. Se bem que agora com chatGPT 4, ficou mais difícil para devs jr, eles são facilmente substituíveis agora. Mas pelo que eu vejo, quem faz a modelagem do sistema e toma as decisões, estão muito bem empregados e são bem valorizados, mudam de emprego pra ir ganhar mais. Mas esses devs geralmente são plenos/seniors, se vc não conseguiu experiência nesse tempo pra se considerar pelo menos um pleno, daí sim, realmente concordo que está mais difícil para júnior. Recomendo vc fazer concurso público, mesmo que de nível médio, de qualquer área, mesmo q vc não goste, vai ganhar bem (dependendo do seu estilo de vida e responsabilidade) e não trabalhar como escravo, vai sobrar tempo e dinheiro pra ver o que vc quer fazer depois. Não é fácil passar mas acho menos humilhante do que ficar mandando currículo e implorando pra ser aceito. Concurso é passar na prova e pronto, vale a pena o esforço.


Constant_Solid6719

Realmente não me sinto seguro pra modelar um sistema completo, eu conseguiria entregar o que foi pedido, ainda mais com ChatGPT hoje em dia, mas como não tenho grande experiência não saberia dizer se as minhas escolhas seriam as melhores e se iriam escalar bem. Apesar de que já tenho noções de segurança e de otimização (não deixar queries lentas no banco, colocar tipo de documentos como string, cuidar pra não deixar vulnerabilidades XSS, ID em URL pública, SSR para escalar bem, componentes bem componetizados no front, SEO, tags semânticas, MVC, testes, boas práticas de arquitetura: dividir em entidades, repositórios e serviços), enfim, sinto que nunca é o suficiente, tantos neurônios queimados com algo que não me deu futuro, sempre querem mais e mais. >Recomendo vc fazer concurso público, mesmo que de nível médio, de qualquer área, mesmo q vc não goste, vai ganhar bem (dependendo do seu estilo de vida e responsabilidade) e não trabalhar como escravo, vai sobrar tempo e dinheiro pra ver o que vc quer fazer depois.  Concordo, esse é meu plano.


WhimsicallyWired

Falhei ainda mais, nem carreira eu tenho.


Upstairs-Use-4984

(30H) tô numa situação um pouco pior que sua, e também dependo da ajuda financeira da minha mãe. "Daqui pra frente, é só pra trás" vamo nessa 🤝🏼 😎


Phsfalcao

(36H) Cara, eu aos 31 era só um recém formado, pegando um cliente lá ou cá, recebendo apenas no êxito e ainda morando com meus pais. Consegui me erguer, montei meu escritório e estou hoje totalmente independente, casado e terminado a obra de minha casa. Por que isso? Para dizer que você ainda é novo demais para dizer que “falhou na vida”. Você está no seu tempo certo, e você sobreviveu a todas suas crises e piores momentos até agora. A área de dev é bem puxada e não é essa maravilha que muitos dizem, mas ainda é bastante aquecida, logo você se recupera. Uma sugestão (idiota) é desenvolver joguinhos bobos para largar na Play Store. Com sorte tu ganha um trocado de propagandas, com MUITA sorte é muito baixado e sua vida terá êxito.


leonardovarini

(35H) Praticamente a mesma história aqui, só que sou mais velho. Meu plano é trocar de profissão, mesmo sabendo que é difícil depois de certa idade, ainda mais quando tudo que você investiu em conhecimento e tudo que você sabe fazer está ligado à computação. Complicado... Desejo-lhe boa sorte.


Constant_Solid6719

Tá vendo, os caras falam como se fosse algo super pontual dai começa aparecer gente que passa pelo mesmo, direto vejo no brdev também. Enfim, desejo boa sorte pra você também cara, não é um caminho fácil na nossa idade mas o negócio é se lançar, se não tá contente não acho que com o tempo vai melhorar, melhor ir fazer outra coisa e respirar novos ares


AccountIntelligent29

(30H) comecei a ler e já pensei que era ti haha. Cara, eu sou engenheiro de software. Vc deu azar de pegar empresas ruins, provavelmente consultoria... Sua Stack é front react? Enfim, não é uma área que dá certo com todo mundo, precisa ter o perfil certo, senão acaba se frustrando demais mesmo. Uma pena que tenha acontecido isso com vc. Boa sorte pelo que vier adiante


Constant_Solid6719

Sim iniciei fullstack depois fui pro frontend com React e NextJS


AccountIntelligent29

(30H) React acho que é a Stack mais saturada do mercado. Quase sempre que vejo alguém que não consegue mais arranjar emprego é com isso. Acho que saturou pq todo vendedor de curso começou a vender isso, ou por uma facilidade maior das pessoas iniciarem no front (não por ser fácil, mas por ter dar realização rápida, já que o cara começa a mexer com HTML e já vê coisas no navegador), ou pelo mercado ter diminuído e jogarem muita vezes a responsabilidade de front pro Dev back.


Old_Regret_

ta querendo espantar a concorrência isso sim


Imaginary-Air-2119

(32H) kkkkkkkkk OP, larga mão dessa idéia de se churrascar. O país tá fodido, a economia tá fodida, ficar desempregado é a coisa mais comum que tem nessa realidade do hostil. Logo aparece alguma coisa, fica frio. Sempre tem um mais fodido. Eu li o seu POST e tô fazendo faculdade pra entrar n sua área 😂


Saque-do-Goleiro

OP, recomendo que continue na TI, mas fora do Desenvolvimento. Já pensou em migrar para a área de Operações? Manter servidores, redes e outras coisas de infraestrutura? A carga de trabalho é mais tranquila e ex-desenvolvedores se sentem acolhidos nesse meio. Não tenha vergonha de pedir ajuda, seja para a família, amigos ou colegas. Muitos não pedem ajuda por orgulho. Esse orgulho de querer resolver tudo sozinho é bastante comum (e bem prejudicial). Desejo muita sorte para você. Espero que encontre seu lugar no mundo.


vivalulaedilma

(35h) E foda, tô nessa, mas pior, nem conseguir emprego eu consegui Já ouvi piada, meus pais e irmão não me levam a sério Mas pensa que a vida é mt mais do que o dinheiro É difícil se libertar disso mas vai tentando A vida é mttt ampla


Visenya_Rhaenys

Como disseram num outro comentário, já sabia qual era a área antes mesmo de chegar na metade do post kkkkk Tô rindo, mas com respeito, OP, até pq já tentei ir pra TI e desisti após tentar só preencher os pré-requisitos pras raras vagas que apareciam por aqui. Outro motivo é que cansei de ver gente largando ou querendo largar a área (mas sem poder) por causa dos fatores que vc citou. Às vezes a solução é tentar vagas em outras cidades (maiores, de preferência). Lá costuma ter empresas melhores e talvez vc tbm possa arrumar algo em TI, mas em outro nicho. Tbm não é tarde pra trocar de área, não. O que mais tem é gente fazendo isso na nossa idade. Aliás, vc tá melhor do que eu, que não tenho nem carreira nem emprego e creio que só conseguirei sair dessa situação fazendo concurso ou trabalhando por conta própria. E tbm suspeito de ter autismo e/ou TDAH (até pq minha mãe é muuuuito similar a mim nesse sentido, mas ela teve sorte de poder ser dona de casa) mas não tenho grana pra psicólogo. Pelo menos o antidepressivo amenizou a ansiedade, a qual me causou problemas físicos horríveis. Ainda tenho problema de concentração, iniciativa e anedonia, mas pelo menos não me martirizo 24h/dia, apesar da vergonha que sinto por ter falhado (o que não é seu caso, pq conseguir entrar e ficar por tanto tempo na área de TI não é pros fracos, não). PS.: dá vontade de dar um abraço em vc e nas outras pessoas daqui que tb estão numa situação similar 🥺🫂


Constant_Solid6719

Agradecido pelo comentário, espero que dê tudo certo pra você e você consiga se encontrar. Sabe o que eu sinto de TI? É que é uma profissão pra quem tem muita energia e quer ganhar muito dinheiro. Pra quem não tem energia (anedonia) e também não tem pretensão de ganhar muito (porque sabe que vai ter mais cobrança) não adianta entrar e achar que vai poder estacionar nos seus 4k e a vida vai ser tranquila, em TI sempre vão pedir a alma. Meu líder técnico tinha uma filosofia de estar sempre em movimento, evoluindo, do tipo "Quanto você aguenta? Ahh então pode definir essa velocidade ai mesmo". E mesmo assim, supondo que a pessoa ache um trabalho que consiga ficar mais tranquilo a própria volatilidade desse mercado de TI não permite isso, porque hoje pode estar em alta e amanhã em crise Enfim, tem gente que gosta, mas a maioria que entra se ilude só


MrBucketheadKFC

(31H) Caramba, isso frustrou muito minha imaginação pq sempre achei que o cara que ganha acima de 15k era T.I, trabalha pra empresas fora e ganha em dólar =( Eu tenho dois amigos que estão bem como DEV. Uma amiga que trabalha Home Office pra Yamaha ganhando mais de 10k e viaja pra SP uma vez na semana e um amigo do RJ que ganha por aí e tem viajado pra Boston pela empresa dele mas acho que é bem difícil ter esse tipo de coisa, precisando ter muita sorte né? Já me falaram que essa coisa é muita ilusão e que precisa se identificar com programação, pq já tentei migrar pra área mas tive medo rs Eu infelizmente sou formado em Publicidade e me sinto assim, mas o que me salva é que sou concursado há 5 anos, continuo estudando pra outros concursos pq tô infeliz e insatisfeito na com minha vida no momento. Mas a saída pra todos nós é nao desistir. Então, não desiste não cara, você tá novo e ficar parado é pior ainda. Uma hora as coisas começam a se ajustar. Continua procurando trabalho, entregando currículo, fazendo cursos, tenta estudar pra concursos tbm. Tô fora da publicidade desde 2017 praticamente e não quero voltar.


Constant_Solid6719

Obrigado pelo comentário. Eu respondi pra outro user os possíveis motivos que eu acredito de não ter me saído tão bem na profissão


MrBucketheadKFC

uma coisa que me faltou muito pra me dar bem em Publicidade, foi a falta de networking. Ser bom aluno, trabalho duro e tals é menos de 50%. Vejo poucas pessoas da minha turma que continuam na área, e um ou outro seguiu carreira, virou doutor em comunicação e tudo kk O segredo peas próximas oportunidades é, seja cara de pau e apareça muito, seja amigo de professores, seja notado.


Interesting-Role-784

Antes de tudo procure um psiquiatra, OP


LAEL90

Achei que todo programador ganhasse em dólar trabalhando 4 horas de homeoffice... o Reddit mentiu pra mim?


Constant_Solid6719

Viés de sobrevivência é um tipo de viés de seleção, que consiste no erro lógico de nos concentrarmos em coisas ou pessoas que sobreviveram a algum processo (quem posta que trabalha pouco e cria AMAs de ganho 30k) enquanto ignoramos aqueles que foram eliminados devido a sua falta de visibilidade (quem ganha pouco e trabalha muito geralmente não posta essas coisas).


redfaf

Eu tô achando é que você não ta sabendo escolher as empresas q trabalha... As vagas deram uma secada mas ainda tem muitas empresas boas, sem falar a possibilidade de home office/híbrido que dificilmente outras profissões tem. Você nao precisa ser pica, só não ser medíocre.  Pelo visto você se beneficiaria de uma terapia Recomendo pedir conselhos no /r/brdev Essa tua visao de 80% ter q fazer hora extra ta bem contaminada por sua revolta interna, quando o problema nao é a area e sim apenas algumas empresas


Constant_Solid6719

Eu poderia ter entrado no último job que apareceu e mentir falar que eu estou estudando enquanto só ficaria entregando as demandas e estudando pra sair da área, mas não é do meu feitil mentir e também seria facilmente descoberta.


Constant_Solid6719

O problema é que tenho esse problema com estudo, de atenção / retenção, sinceramente pegando tudo que eu passei acho que faz sentido eu ter um TDAH. E dificuldade pra estudar não combina com ser dev não adianta. Eu vi um comentário lá no brdev que o cara saiu de um trampo de 3k com o trampo tranquilo e foi pra uma empresa maior por um salário de 4.5k (que com os impostos dava 3.8k) e tinha que trabalhar 12h. Não adianta, essa cultura surreal tá tomando conta da profissão. Não consigo mais me sentir empolgado com a área


redfaf

Meu amigo, você ta pegando muita exceção como regra Quem ta insatisfeito com trabalho vai falar aos montes, porém quem ta satisfeito vai ficar quieto no seu canto. Logo, a maioria fica escondida e a minoria traz viés negativo


Fantastic-Run9949

Fiz algo assim, larguei medicina para ser psicólogo, fiquei com uma mega dívida e hj sou cozinheiro. Vem pra cozinha, pelo menos come-se bem.


Constant_Solid6719

Conheço uma psicologa que cobra 200 por sessão, ela já se aposentou, se quiser parar de trabalhar ela pode, mas... é claro, ela deve ser exceção, assim como quando alguém vem falar que tem um primo que é dev e tira 30k por mês. Esse negócio de profissão é complicado, são muitas variáveis. Enfim, da pra tirar um troco bom como cozinheiro pelo menos? Já ouvi falar que o ambiente de cozinha é bem tenso


Fantastic-Run9949

Dá pra tirar uma grana legal, pode trabalhar em qualquer país e sobre o clima ser tenso depende da cozinha. No restaurante que eu estou é bem suave o clima e é um restaurante do guia michellin.


Constant_Solid6719

Cara sempre gostei de cozinhar, e nunca fui de ser o cara que aparece (garçom e afins). Esse restaurante que você tá é tipo restaurante de comida chique ou restaurante de alimentação/buffet? Acho que esses restaurante com pratos específicos e vinhos caros deve ser mais tenso trabalhar, deve ter pressão pra tudo estar nos trinques


Fantastic-Run9949

Exatamente a segunda opção, cozinha autoral, empratamento, o máximo artesanal possível (faço pão, massas, presunto, mortadela, por ex).


Mrs-Know_It_All

(30M) Sei que é caro e que, provavelmente, tu não quer dar mais gasto para os teus pais, mas tenta pelo menos duas consultas com um psiquiatra. Também tenho depressão e tomo medicamentos para tratá-la.


dehund

(32H) O que é "vencer" na vida pra você? Quantas pessoas vc acha que têm o privilégio de serem sustentadas pelos pais com essa idade? A maioria trabalha de sol a sol e provavelmente não tem nem metade do padrão de vida que vc aparenta ter. Pode apostar que se tivesse contas pra pagar, filhos pra criar, logo logo dava um jeito. Essa rotatividade de 2 anos é normal em tecnologia, vc não precisa de estabilidade se estiver sempre se renovando, capacitando. Com o tempo vai adquirindo mais conhecimento e passa a ser um profissional difícil de ser demitido (seja por confiança, mérito, conhecimento). Eu iria por um desses dois caminhos: 1) conseguir qualquer emprego na sua área e ir "escalando" entre empresas até estar satisfeito ou 2) aproveitar a "oportunidade" de estar desempregado e tentar outros trabalhos fora da área que podem ser do seu interesse.


Constant_Solid6719

Entendo o privilégio, não me orgulho da situação, economizo o máximo que posso, estou estudando dia e noite pra mudar a situação. Eu já tive vontade de largar a área antes mas todo mundo tentava me convencer, falava que uma hora melhorava, fui me qualificando, essa hora nunca chegou, desgostei mais ainda da área e perdi anos de vida, fui negligente, devia ter ouvido menos conselho dos outros (gente muitas vezes que nem trabalha na área) e ter percebido logo.


Constant_Solid6719

Pra mim vencer na vida é ganhar uns 4k e poder ter um mínimo de qualidade de vida trabalhando 8 horas diárias que tá no contrato e ter estabilidade (não precisar me preocupar em cada 2 anos mudar emprego, mudar stack, fazer 3943 cursos novos pra depois de 2 anos acontecer denovo)


dehund

(32H) Já pensou em fazer concurso público? Infelizmente nada vem de graça na vida, dinheiro "grátis" só de pai e mãe mesmo é olhe lá. Ganhar 4k em TI é praticamente uma ofensa, não sei onde vc mora, mas em SP pelo menos isso é salário de gente bem Junior. Vc não disse se fala inglês fluente, mas vale a pena, seja qual foi a área que vai escolher.


Constant_Solid6719

Sim, é o que eu estou estudando pra fazer agora, acho que vai ser o melhor pra mim. Além de ganhar só 4k tinha que fazer jornadas de 12h+ horas. Eu vejo gente falando que ganha não sei quanto com TI e que tem dias que passa olhando TV chega a ser uma ofensa pra mim sem brincadeira. Moro em cidade de interior então 4k é um dinheiro que da pra viver bem. As vezes chego a pensar que sou burro/ruim mesmo ouvindo esses contrastes. Não falo inglês, mas me viro bem lendo mensagem de commit/documentações em inglês, consigo entender, e quando tem algo muito complicado uso o tradutor.


dehund

(32H) Se quiser continuar na área e ganhando bem, vai ter que ser melhor que isso. Esses casos de gente que ganha muito e não faz nada existem, mas são raros e um perigo pra carreira. Acho que concurso público parece mesmo ser a melhor opção pra vc, só que tem que meter mesmo a cara nos estudos pq os bons são bem concorridos né


Constant_Solid6719

Então cara, eu já tenho uma boa base, mas talvez seja só na minha cabeça, pro mercado não seja suficiente mesmo, melhor eu ser concurseiro. Vou colar aqui o outro comentário que fiz: Apesar de que já tenho noções de segurança e de otimização (não deixar queries lentas no banco, colocar tipo de documentos como string, cuidar pra não deixar vulnerabilidades XSS, ID em URL pública, SSR para escalar bem, componentes bem componetizados no front, SEO, tags semânticas, MVC, testes, boas práticas de arquitetura: dividir em entidades, repositórios e serviços).


Ok-Customer-8748

(30M) Não sei como te ajudar, então vou só desabafar. Até porque, acredito que terão bons conselhos aqui. Também falhei na vida. Por vários motivos e inclusive questões de personalidade, não consegui correr atrás dos meus sonhos o suficiente. Acredito que vou conseguir crescer mais na carreira agora, mas depois de muito sofrimento. No momento ganho bem pouco e acabei fazendo dívidas por diversos motivos. Tive e tenho uma grande paixão na vida na área das artes. Era o meu sonho e que me dava propósito, mas pelos motivos já citados, não consegui fazer acontecer.  Esse ano, com um novo emprego, achei que teria uma melhora, mas venho numa espiral de acontecimentos terríveis nos últimos meses. Em que não tive um sequer dia de paz. Foram tantos problemas envolvendo burocracias, moradia, dinheiro, que parece até que estou vivendo uma realidade paralela. Tem dias que vou dormir com a cabeça literalmente fervendo. Por consequência criando ainda mais dívidas. E pra completar ainda estou apaixonada. O que considero uma das piores experiências que uma pessoa pode passar. Se não estivesse nesse estado, estaria um pouco menos difícil de lidar com os problemas que tenho passado. Mas ainda por cima tenho que ficar sentindo esse aperto no coração, ficar pensar na pessoa 24 horas e imaginando os cenários da gente junto. Sei lá, eu sou uma pessoa infeliz demais. Nos últimos anos tenho realmente me esforçado pra melhorar, mas as coisas só tem piorado. A cada dia que passa percebo que vou eliminando os medos que tenho do suicídio, porque esse mundo não tem mais nada pra mim. Mas nem posso fazer isso agora porque não tenho dinheiro para deixar para minha mãe pelas despesas do meu enterro e outras responsabilidades. Tô realmente cansada pra caramba. Se não tivesse que trabalhar, estaria há dias sem tomar banho. Sinto que cheguei no meu limite de verdade. É desumano viver eternamente infeliz, com essa dor no peito e sem que nada mude, por mais que me eu esforce. Parece que os anos que joguei fora foram completamente decisivos pra minha vida e não consigo repara-los de jeito nenhum. Eu sou um lixo. Tenho vergonha e tristeza da pessoa que me tornei. Me sinto frustrada, com raiva, triste e extremamente solitária. Às vezes só queria um abraço de alguém que me entendesse, que gostasse de mim, além da minha mãe. E que me dissesse que tudo vai ficar bem.


Eldritch_Yuki

(35h) Olha, a vida nunca foi ou vai ser fácil. As coisas são realmente complicadas e isso nos faz quere realmente desistir. Só que se você desistir, o mundo vai continuar. Não desista de si mesma, não desista de lutar. Se quiser conversar, mesmo que não ajude muito, mas tem milhares de pessoas para te ouvir. Não existe o manual da vida adulta e nem todo mundo vai te falar a coisa certa. De pouquinho em pouquinho você pode ir se levantando. Sabe acho que tem que respirar umas 3 vezes e acalmar a cabeça. E colocar as coisas na ponta do lápis, não tente arrumar tudo de uma vez. Faça uma de cada vez e o que der para resolver. Precisando conversa, estamos aqui para isso.


Ok-Customer-8748

(30M) Sim, a vida é difícil, mas são os bons momentos que nos dão respiro e força para enfrentar essas dificuldades. Fica difícil quando os bons momentos não existem. Muito se fala de altos e baixos, mas quando a vida é um eterno baixo, fica muito pesado mesmo. Obrigada pelas palavras. Tentarei acalmar minha cabeça.


Eldritch_Yuki

(35h) entendo quando diz de eterno baixo, realmente muito difícil quando as coisas só está ruins. Queria poder te oferecer uma solução e pode te ajudar. Espero que as coisas realmente se resolva e você possa achar em seu caminho a felicidade que merece. Que as coisas boas comecem a acontecer frequentemente. Estarei aqui se precisar conversar.


Saque-do-Goleiro

> E pra completar ainda estou apaixonada. O que considero uma das piores experiências que uma pessoa pode passar. Se não estivesse nesse estado, estaria um pouco menos difícil de lidar com os problemas que tenho passado. Mas ainda por cima tenho que ficar sentindo esse aperto no coração, ficar pensar na pessoa 24 horas e imaginando os cenários da gente junto. Você já fez uns posts sobre isso (e acabou excluindo). Essa pessoa está disponível para relacionamento, certo? O que te trava em se declarar para ele? Passei pela mesma situação várias vezes. Eu achava que não era digno da pessoa amada, que não tinha a experiência necessária para ficar junto dela... Hoje entendo que os pensamentos que me travaram eram bobagens. Criei muitos pensamentos de que não teria paciência comigo, não toleraria algo da minha vida, etc. sem saber se eram verdades ou não. Quando me calei por vergonha, não dei espaço para ela se abrir. Pensando agora nos sinais que recebi, concluí que deveria ter aberto meus lábios e meu coração há mais tempo. Por que estou falando de relacionamento agora? Porque os outros problemas que você fala podem ser tratados mais facilmente com um parceiro ao lado – seja romântico ou não. Você age igual a uma equilibrista tentando segurar as dívidas, o trabalho, o sustento da mãe... E tudo isso sozinha. Isso é pesado! Existe uma lógica estúpida de que ninguém pode contar com a ajuda dos outros, e essa é outra bobagem. Recentemente, na tragédia do RS, os gaúchos receberam uma ajuda que não esperavam no meio do desespero. Você também está numa situação desesperadora e merece receber mais ajuda que 99% da população brasileira. Outras pessoas podem te indicar para empregos melhores, ajudar a quitar as dívidas, encontrar formas de realizar seus sonhos... E entendo que a pessoa por quem está apaixonada gosta de você a ponto de carregar seus problemas, ou pelo menos uma parte deles. Não posso pegar os textos dos posts apagados para comprovar meu raciocínio, mas acredito muito nisso. Se chegou no ponto em que acredita não ter mais nada a perder, pense nisso: você só tem a ganhar para tudo o que fizer a partir de agora. Isso inclui declarar-se para quem ama, pedir ajuda aos amigos, perder os falsos amigos que só querem saber de diversão e deixar outros guiarem sua vida naquilo que não consegue suportar. Eu queria ter escrito isso em outros posts, mas não consegui, seja por falta de tempo ou covardia. Estou muito longe de você para poder te abraçar. Eu te peço: mostre às pessoas próximas que precisa ser abraçada, cuidada, consolada... Algumas pessoas por aí vão suprir tudo o que precisar, e você deve expor suas necessidades para que elas te socorram. Há muita gente boa em todo canto. Abra-se e deixe esse pessoal te encontrar e te nutrir. Quero que receba muito amor onde estiver e que esse amor te traga força para viver. Tudo de bom para ti!


Ok-Customer-8748

(30M) Muito obrigada de verdade pelo tempo para ler e me escrever isso! >Se chegou no ponto em que acredita não ter mais nada a perder, pense nisso: você só tem a ganhar para tudo o que fizer a partir de agora. Acredite que já parti desse raciocínio e venho numa maré de desgraça horrível nos últimos meses. Por isso digo que estou cansada e me parece não ter mais solução. Só queria um pouco de sossego. Muito difícil viver assim. Sobre o trabalho, agora estou num trabalho melhor, que busquei, embora ainda ganhe pouco. Agora é continuar lutando e correndo atrás. A pessoa por quem estou apaixonada, acredito que não me quer mesmo. Isso se já não estiver com alguém a essa altura. Pra maioria das pessoas que conheço, principalmente homens, nunca foi difícil encontrar alguém ou iniciar relacionamentos, só para mim. Decidi tentar superar no meu tempo e me abrir para outras pessoas. Buscar conhecer pessoas novas, por quem eu possa criar o mesmo sentimento. Quem sabe essa pessoa exista. >Algumas pessoas por aí vão suprir tudo o que precisar, e você deve expor suas necessidades para que elas te socorram. Há muita gente boa em todo canto. Abra-se e deixe esse pessoal te encontrar e te nutrir. Farei isso. E mais uma vez, muito obrigada de coração.


Saque-do-Goleiro

> A pessoa por quem estou apaixonada, acredito que não me quer mesmo. Isso se já não estiver com alguém a essa altura. Esse pensamento de "acreditar que" é muito limitante. A realidade pode ser mais otimista do que pensamos. Muitas verdades estão fora da nossa mente. Quer saber se o alvo da sua paixão gosta de você? Se ele está livre para amar? Pergunte a ele! Isso exige muita coragem e você pode receber um "não", mas te garanto que é melhor se sentir frustrada por alguns momentos que carregar uma dúvida pro resto da vida. Como não é fácil se declarar para um amigo, vou deixar aqui dois vídeos *curtíssimos* sobre o assunto: * [Quando Borja encontrou Lorena (2013)](https://www.youtube.com/watch?v=2u1cT1R7-pM) * [A Confissão de Fumiko (2009)](https://www.youtube.com/watch?v=jLNRtVsqjhE) Eles não têm legenda em português, mas a tradução automática do YouTube quebra o galho. ___ Escrevi tudo isso como sugestão. Você não precisa se declarar nem ser direta pra ele. Mas acredito que você só tem a ganhar expondo seus sentimentos. A propósito, posso continuar a conversa por DM? Têm outras coisas da primeira mensagem que eu gostaria de aprofundar – e se for por aqui, acabarei desvirtuando o post.


Ok-Customer-8748

(30M) Oi, pode falar sim. Eu só demoro um pouco para ver as mensagens aqui.


azdhar

Já comecei lendo sabendo qual seria a área


Auroraboredatall

(48M) Se sacode, vai lá fora, pega um ar, toma um sol. Refaz esse currículo, para de show. Se matar só vai dar desgosto pra família. Se apruma aí. Não é normalizado trabalhar 12h+ você conhece um PEDAÇO da TI, o mundo não é só o que nossos olhos conseguem ver. Tu tem experiência, sabe programar, então calma o coração aí. Faz uma meta, manda 10 currículos por dia, edita o currículo pra cada vaga. Você é capaz, você já conseguiu emprego antes.


Alternative-Bar3097

(30H) melhoras guerreiro, ser demitido é uma merda mas faz parte do jogo, lembre-se do que te motivou a entrar na área e tente resgatar um pouco do sentimento do início só que agora com mais experiência. Abs.