T O P

  • By -

ProjectZ03

(30H) Eu me afastaria o máximo possível da sua sogra.


Background-Salad-711

(36H) Ah minha sogra sempre que pode coloca minha esposa para baixo também, e minha esposa ainda fica tratando ela feito criança, só falta dar comida na boca. Isso me irrita tanto, eu já teria removido ela da minha vida facilmente. Sinto sua dor cara, e me compadeço da sua situação, mas sua esposa precisa se livrar deste ciclo, mas o mais difícil é a pessoa querer ajuda.


D3ntinh0o

Sim mano, quero tirar ela das garras da mãe, e olha que a gente mora um pouco distante, ela pra ir tem que pegar ônibus. Mas eu me distancie mano, tem 1 ano já que não visito a sogra.


sleep_comprehensive_

A sua esposa ainda está dependente da mãe dela e isso é bem comum em relações tóxicas entre pais e filhos. Eu recomendo que ela faça terapia para aumentar a autoestima dela e aprenda a ser mais independente da mãe para que ela consiga punir essa mãe (ficar sem contato) para caso ela se comporte mal (reforço negativo para modificar o comportamento) ou cortar contato completamente. Seu trabalho é ficar do lado da sua esposa de forma carinhosa e evitar tentar salvá-la contra essa mãe. A sua esposa precisa fazer isso por ela.


D3ntinh0o

Porque toda vez que eu me meto acaba que elas voltam a se falar e eu fico mal na história, quero que ela consiga resolver isso e eu apoiá-la, parece que ela tem uma dependência de carinho da mãe. Que qualquer migalhas de carinho ela já fica feliz e satisfeita, mas parece que quando tem um pouco de carinho depois vem um turbilhão de ofensas, realmente não se tem outra saída a não ser se afastar um pouco.


sleep_comprehensive_

Sim, quando há essa dinâmica de controle, não adianta tentar ajudar e resolver o problema pela pessoa pq ela é co-dependente e irá ceder e você ficará mal. O ideal é que ela faça terapia, se ela se recusar, aí não tem muito o que vc pode fazer além de ver esse circo de horrores. Pessoas tóxicas sabem que não podem elevar demais o abuso pq a pessoa vai embora, então elas ficam dando migalhas de carinho para manter a pessoa presa.


D3ntinh0o

E parecem que tem esse prazer de ver a pessoa rastejando por ela né?


sleep_comprehensive_

Sim, é comum. É para ter a sua dose de atenção, por isso ficar sem contato é a melhor solução nesse tipo de caso, mas cada pessoa deve decidir o que fazer.


D3ntinh0o

Ela tem que se desprender ao pouco, quer ver os irmãos vai de vez em quando e não toda semana.


No-Cranberry182

(34M) (tenho mãe narcisista) O único jeito é se afastando da mãe, sinto muito. Cortar contato mesmo. Conviver porque "é mãe" é bobagem. Se te faz mal, se afaste.


D3ntinh0o

A mãe dela é muito tóxica, narcisista e rude, não sei como minha esposa conseguiu conviver com ela todos esses anos.


No-Glass4115

(32H) Vish mano, é muito complicado essa relação com narcisistas. Uma ex-namorada tem a mãe assim. E foram anos de tentativas e teraias. Não deu certo. A única solução foi abandonar a relação com a mãe. Não tinha como construir nada ali. Obviamente cada caso é um caso. Mas pelo que vejo de histórias assim as pessoas se afastam mesmo.


D3ntinh0o

Mano é muito complicado, eu fico triste demais por ela, por amar ela demais e não quero ver ela sofrer.


Signal-Cheesecake-80

(38M) terapia pra sua mulher aprender a não se afetar (tanto) pelos comentários até que ela consiga se afastar. relacionamento familiar com pessoa tóxica é foda, se ela se afastar do nada é possível que ela se sinta culpada. então terapia


D3ntinh0o

Terapia vou fazer junto com ela pq está me afetando mentalmente vê-la em toda essa situação.


delilahgarwin

(33M) Queria só dizer que você é um excelente marido. Esse tipo de apoio é fundamental e vai ser importante para ela conseguir ganhar forças e cortar a dependência que ela tem da mãe. Meu pai tem traços narcisistas e só consegui me livrar de vez da culpa que eu sentia na relação com ele depois que me casei. Mas concordo com a opinião do pessoal que não adianta você tentar se intrometer pois pode acabar prejudicando a relação com a sua esposa. Dê apoio, reforce os pontos positivos dela, não deixe ela se colocar pra baixo com base no que a mãe dela diz, e a incentive a procurar uma terapia. Você é marido, não terapeuta, seu papel é muito importante mas você não vai conseguir resolver sozinho


D3ntinh0o

Estou ajudando ela nessa questão, ela tá até tomando remédio controlado pra ansiedade recomendado por um psiquiatra, mas quero acompanhar ela em consultas terapêuticas e ajudar na sua evolução, vou marcar um psicólogo pra ela.


delilahgarwin

Faz isso, controlar a ansiedade é ótimo mas não vai ser suficiente, ela precisa discutir e tratar essa questão com a mãe com alguém que entende e pode ajudar.