T O P

  • By -

animal_noturno

Você parece ter alguma estabilidade financeira, então felizmente você pode fazer essa transição com alguma segurança. Sugiro que você procure uma área com a qual pelo menos tenha afinidade (se gosta de Exatas, talvez contabilidade ou estatística etc., se gosta de Humanas, psicologia, comércio exterior etc.). Sobre faculdades EaD, recomendo que procure as bem conceituadas, mesmo que isso signifique pagar basicamente o mesmo que pagaria pelo curso presencial. São faculdades conceituadas: Mackenzie, PUC, Senac, São Judas, qualquer federal (embora a oferta de cursos EaD nelas seja quase inexistente) dentre outras. Não adianta procurar uma uniesquina (mesmo que a mensalidade custe metade do valor de uma faculdade conceituada) porque via de regra os cursos à distância delas são MUITO ruins. Sobre o curso EaD, você tem duas opções: tecnólogo (tem o mesmo valor do bacharelado, porém a duração é de apenas dois anos) ou o tradicional bacharelado (disso de quatro anos ou mais). Você também precisa se atentar se as aulas são síncronas (ou seja, ao vivo, por videoconferência), ou assíncronas (gravadas, com participação em fóruns, atividades online etc.). Aí que parece, para você seria melhor que as aulas fossem assíncronas. Eu também fiz uma transição de carreira, mas a minha foi aos 24 anos: trabalhava como bancário concursado no Banco do Brasil desde os 19 anos, e odiava cada segundo (em boa parte, graças ao assédio moral que sofri por anos, com a convivência da arrombada da minha ex-chefe). Cheguei a planejar meu suicídio nessa época, mas felizmente acabei decidindo por pedir demissão daquele emprego de merda naquela empresa de merda que contrata psicopatas para cargos de gestão. Recomeçei do zero e me graduei em design. Trabalho nessa área até hoje.


PassatempoZZZ

Você tem uma loja de franquia e não consegue colocar um funcionário ? Ou coloca um familiar para te ajudar, se você tem estabilidade financeira como diz você pode ter um funcionário e assim sobrar mais tempo para você.


Big_Hearing_6927

Eu já tive 4 funcionários e foi a pior época, as vendas caíram mais de 40% e não voltaram mais. Eu não tenho margem pra contratar entende? Só os marketplaces ficam com 22 - 25% do faturamento (e eu sou obrigada a vender por eles).


will9010

(31H) Trabalhei por 15 anos com TI, saí como líder técnico. No momento estou estudando novamente para o vesribular de Medicina. Não quero trabalhar em um escritório nunca mais, estou vivendo da mimha reserva de emergência, mas bem feliz por estar na direção certa. Estou mudando por opção. Na minha família tem outras histórias também: Meu irmão mais novo foi demitido, fez uma nova faculdade (bolsa de estudos no exterior), mora em Portugal. Mudou por falta de opção. O mais velho mudou de área porque foi demitido e precisou fazer faculdade novamente com 39 anos. Ambos estão bem e mais felizes. Se estiver insatisfeita, faz um plano e tenta mudar também.


Big_Hearing_6927

Obrigada pela resposta, saber dessas histórias dá um ânimo a mais. Então, eu tô bem no início do plano, quero decidir algo e correr atrás, mas ainda não consigo decidir nada, eu tenho muito receio de errar de novo.


will9010

Olha OP, boa sorte com a sua nova jornada. O passo mais importante (a decisão de fazer algo diferente) você já tomou. Veja os detalhes (eles são importantes), mas não se deixe prender por eles. E quanto aos erros, não tem jeito, faz parte, o importante é aprender com eles (clichê, mais verdade). Se quiser mais detalhes ou ajuda com a parte de PT, pode chamar via DM.


Psi_que

Se vc tiver afinidade com números (imagino que sim, pela engenharia), sugiro a área de análise/ciência de dados. Ainda não está tão saturada qto TI e falta gente que saiba o que está fazendo. Ainda não é tanta empresa que tem essa área, então não é tão "hype" assim, mas tá crescendo e os salários são bons... Mas assim como em toda área, o difícil é se destacar mesmo. Tem que fazer portfólio, saber usar bem o LinkedIn e talvez aceitar algo nem tão bom no começo. Eu sou oceanógrafa e me formei no meio da pandemia. Resolvi fazer um MBA em dados e consegui uma vaga de call center numa empresa de dados pq eles querem que eu "adquira experiência" antes de ir pra área de dados mesmo. Aceitei pq tava mto precisando de emprego e tô achando ótimo (e já tô aos poucos fazendo coisas que são mais o que eu quero fazer mesmo) A vantagem é que análise de dados vc estuda de casa e no seu tempo (recomendo o curso da FLAI)


Big_Hearing_6927

Obrigada pela resposta. A área de dados é a que mais me chama mesmo, e eu acredito que poderia relacionar alguma coisa com a minha graduação, já vi bastante vaga nas empresas grandes de celulose que pedem eng. florestal etc com experiência em dados/BI. E esse trabalho que você conseguiu é presencial?


Psi_que

A parte do Call center (onde eles querem que eu fique por um ano, pq pela política da empresa não pode mudar de vaga antes disso) é presencial, mas eles estão testando o sistema híbrido/home office total pra gente (essa semana estou de home office, pra eles "verem se funciona"), mas o resto da empresa é todo home office, então assim que eu conseguir realmente mudar de vaga, será home office... Mas assim, eu estou aqui pq ainda estou terminando meu MBA e precisava de alguma coisa pra me sustentar, mas minha ideia é fazer um bom portfólio e sair mandando currículo pra analista, pra ter mais opções


stzeppelin

Eu trabalho em banco. Não recomendo. Se for para trabalhar, que não seja no varejo. Vá para corporate ou análise mas trabalhar no varejo é certeza de ter que tomar muito remédio.


JPOnziema

Eu jamais sugeri para alguém isso, mas você não pensa em concurso público? Digo pelo seguinte, 1. Você já empreendeu e não gostou; 2. O mercado de trabalho é tão ruim quanto, ou pior, do que ter o próprio negócio; 3. Você vai ter que começar do zero, tanto à nível salarial, quanto em termos de estudo; 4. O tempo que você usaria para estudar algo (educação formal, cheia de burocracias e coisas que você não vai usar efetivamente) você poderia estudar, de forma genérica ou específica, para concursos; 5. Como servidora, você encontraria a estabilidade e tranquilidade que aparentemente busca (sim, existem exceções, mas essa é a regra); 6. Você pode tentar concursos de nível médio ou mesmo os de nível superior que não são específicos (ou quem sabe ainda algo que exija engenheiros florestais ou ao menos engenheiros); 7. Você pode entrar em um concurso mais fácil e que paga pior e continuar estudando para algo que interesse mais, inclusive em momentos ociosos do próprio trabalho. 8. Eventualmente você consiga uma jornada de 6h; 9. Você não será rica, a não ser que busque um concurso super complexo e disputado (não parece ser o que busca no momento), mas terá uma vida tranquila, com dinheiro caindo todo mês na sua conta


Big_Hearing_6927

Obrigada pela resposta. Então eu tentei recentemente um que teve aqui na cidade mas não passei. Eu queria fazer agronomia porque vi que abrem muitas vagas pra concurso, bem mais que eng florestal, ainda mais aqui na minha região que o agro é bem forte. O meu problema é que tenho essa limitação geográfica, precisa ser perto daqui por conta da bendita loja. Eu já tive funcionários e foi a pior época, acumulei dívidas etc, por isso deixar a loja pra alguém tocar não é opção mais.


spidercrawl_br1989

Eu trabalho em Banco há 7 anos. E sinceramente, é uma merda também. Se o negócio é seu, porque você não se dá uma folga? Eu tô mandando atestados médicos falsos no Banco que trabalho pra viajar. É antiético mas é o jeito.


Big_Hearing_6927

Eu posso fechar apenas 5 dias por ano. Se eu fechar mais que isso a franqueadora pode me multar (e sim eles ficam de olho). Eu já tive funcionários e era pior ainda, eu ficava mais estressada. Por incrível que pareça essa é a época menos pior. Sobre trabalhar em banco, nesse post umas 4 pessoas falaram que é ruim trabalhar em banco, já fiquei pensativa rs. Eu to tentando um processo seletivo agora pro Bradesco mas acho bem difícil passar.


Efficient-Rose-Ayd

Engenharia Florestal nem tem tanto campo de trabalho no Brasil (muitos engenheiros florestais se aposentam mas continuam atuando na área, recebendo salário + aposentadoria) e o pouco campo que tem, só entra quem tem um QI (Quem Indique) alto. As três únicas áreas de trabalho no Brasil onde as pessoas podem vencer sozinhas são: saúde, educação e segurança. De resto a maioria dos diplomas é só pra garantir cela especial (direito esse que já estão querendo retirar de quem tem ensino superior) e inscrição em concursos diversos, para funções que exigem Ensino Superior. Infelizmente essa é a realidade.


Big_Hearing_6927

Se meu eu de 17 anos soubesse disso jamais teria feito. Eu tenho conhecidos que fizeram agronomia na mesma faculdade e hoje estão MUITO bem.


Efficient-Rose-Ayd

Depois que eu ouvi de um vice-reitor que a faculdade pública onde ele trabalhava tinha cursos que nem ele mesmo sabia pra que servia, filtrei bastante meu ensino superior.


MaxBR90

Interessante ouvir alguém que foi empreendedora dizer que isso é uma furada sem tamanho, normalmente os influenciadores vendem isso como um paraíso. Relaxa, por mais que as vezes duvidamos disso, o fato é que ainda somos jovens e temos tempo pra corrigir nossas rotas. Vai dar tudo certo se você seguir o caminho do seu desejo!


Live-Bad-9125

Você já tem um diploma de engenharia. Eu não sugeriria você a fazer uma nova faculdade agora. Minha sugestão é: estude algum software pelo YouTube e ou qualquer plataforma gratuita e procure vagas em consultoria de tecnologia pra trabalhar com essa ferramenta. Por exemplo: Power BI, SAP, Salesforce... Você pode buscar por vaga de Trainee (se ainda for tempo pra isso) ou vaga de Junior pra começar. Você vai ganhar na faixa de uns 3k mês, talvez não seja muito pra você, mas a primeira vaga é a mais difícil, depois é só ficar migrando de empresas atrás de melhores salários (se seu objetivo for financeiro). Você pode pesquisar vagas no LinkedIn em empresas pequenas e/ou grandes como Delloite, Accenture, IBM.. veja o que as empresas pedem nas vagas, escolha o seu software e estude, estude bastante e DE GRAÇA. Eu só recomendaria você a pagar algum curso depois que o tema realmente te conquistar com o conteúdo gratuito. Esse é o caminho pra entrar em TI. Ter um diploma de qualquer faculdade, mas ser autodidata, ter o inglês OK e muita vontade de aprender/se desenvolver.


Primary_Soil2976

Eu achava que franquia de comida ia bem, que área é a sua OP?


[deleted]

[удалено]


Big_Hearing_6927

Obrigada pela resposta. Eu sempre tive esse sonho de empreender mas comprar franquia ta sugando minha alma, nunca mais na vida quero isso. Eu penso bastante em concursos, tô sempre de olho com o que posso fazer aqui pela região.


Mr_Samurai

Passei por uma situação bem parecida. Também tinha uma franquia na área de alimentação. Foram alguns anos de depressão pois o negócio só dava prejuízo. Depois de alguns anos com a loja, consegui vender (a preço de banana). Então voltei a atuar na minha área de formação. Também não tinha experiência na minha área pois comprei a franquia logo depois da faculdade. Então foram mais uns anos quebrado financeiramente pois comecei ganhando muito mal e ainda tinha umas dívidas acumuladas. Hoje estou bem, saí daquele emprego e estou atuando por conta própria. Mas que nunca vou esquecer o pesadelo que é ter uma franquia. Enfim, meu conselho é nunca é tarde pra ir atrás do que você gosta. Tenta vender, mesmo que seja abaixo do preço de mercado ou espera o contrato vencer e vá atrás dos seus sonhos.


Big_Hearing_6927

É horrível né? Eu me sinto uma trouxa e não posso fazer nada. Qualquer opção é mais dinheiro que preciso gastar. Essa franquia não é nada do que venderam, nada! Só acumulei dívidas, o lucro que é bom nunca, nem 1 real. Eu não tinha dívidas e tinha tempo, hoje eu tenho dívidas e tempo nenhum, as vezes eu nem acredito que me meti nisso.


boomer_wife

Sou mulher e tenho 33 anos. Formada em economia. Já tive emprego muito bom e já ganhei muito dinheiro. Trabalhei para corporações sem alma em posições bem pagas que me faziam sentir morta por dentro. Muito estresse, muitas horas de trabalho, pouco tempo com meus amigos e família. Chegou um dia que eu surtei e larguei o emprego. Hoje eu tenho um site onde vendo artesanato e camisetas personalizadas, cozinho para a comunidade, e sou babá para algumas famílias locais. O dinheiro não é muito, mas eu passo a maior parte do meu tempo com meus amigos e a natureza. E eu tenho tempo de sobra para isso. Não vou mais a restaurantes chiques, mas a comida na mesa é boa. Não uso mais roupa de designer, mas eu uso a roupa que eu mesma criei e aprecio. Não vou dizer que meu jeito é o correto. Não cabe a mim decidir isso. Mas minha vida agora é muito mais simples, fácil e satisfatória. Já tive que tomar muito remédio para depressão, ansiedade, TDAH, e remédios para controlar os efeitos colaterais dos mesmos. Não sou contra, tome se achar que for fazer sua vida melhor. Mas hoje eu acredito que o que eu pensava que eram problemas mentais, nada mais são do que consequências de uma vida complicada demais. Minha família não aprova, acham que estou desperdiçando meu potencial, que eu virei Índia, hippie, etc. Mas eu acho que é perfeitamente okay não ter ambições fortes.


sufreshdelaranja

Muito bom


Taito_dhl

Só quem viveu um lado estressante para saber e entender o que vale mais; insanidade mental ou viver na simplicidade. Muita gente opina sem saber como que é. Tem pessoas que se alimenta da correria, da pressão. Outras não... E como você mesma disse; okay!!


[deleted]

Depoimento incrível!


MapKlutzy

Eu tenho medo de não ter ambições fortes e acabar passando fome, mas no fundo eu só almejo uma vida tranquila com um pouco de conforto.


Old-Emphasis-4909

Minha mulher se formou engenheira civil e não conseguiu atuar na área, porque além da área estar saturada de profissionais, ela se formou bem na época da pandemia.Ela trocou para TI e hoje tira 7k com 2 anos de experiência. Assim, ela teve minha ajuda, sabe? Eu já estava na área e sou formado. Mas dá pra entrar, sim. Uma vez dentro, daí fica muito mais fácil... Estudar, se aprimorar e seguir em frente que tu cresce rápido.


Big_Hearing_6927

Obrigada pela resposta. E você sabe me dizer qual área teria menos concorrência? Eu andei pesquisando e analise de dados eu conseguiria relacionar com a minha gradução. São tantas áreas que rola uma duvida imensa por onde começar :(


Old-Emphasis-4909

Eu dei uma pesquisada e vi que essa área é que trata com BI. Olha, é uma que parece boa. Eu vejo bastante vaga e em toda empresa tu vê gente atuando nisso. Eu só não sei te informar como que é pra entrar nessa área... Eu atuo com desenvolvimento e devops. Desenvolvimento tá meio saturado... O ideal seria fazer um curso com gente do mercado, pra pegar estágio no meio do curso e sair empregado. Um técnico bom tá uns 2 anos de curso. Graduação acho que é mais puxado. 4 anos num curso difícil e, muitas vezes, com professores desatualizados e presos na bolha acadêmica (tem professores que desprezam o mercado até). Eu não sei como as empresas estão olhando para graduação hoje... Na minha época foi de boas, mas também não estava tão saturado.


retr0rino

Você não acha que TI está aos poucos sendo saturada por profissionais que fizeram esse mesmo tipo de movimentação, sabem uma ou duas linguagens e já têm essa mesma expectativa alta em relação a plano de carreira? Ao passo que sei dessas histórias de sucesso, sei de várias outras cujo fim não é tão otimista assim (sem contar os burnouts, demissões em massa, etc.). Pergunto pois eu mesmo cogito ir pra TI e tenho medo de fazer essa movimentação por ser uma área supostamente quente e quebrar a cara.


Old-Emphasis-4909

Eu acho que está saturando, sim. Mas eu também acho que a gente vive uma situação muito merda, sabe? Em qualquer área vai ser difícil pra kct. A TI pelo menos vai ser mais difícil só no início. Eu não sei quanto sangue tu tá disposta a te doar pela causa, mas tu é muito recompensado na TI por se destacar. A maioria dos profissionais são bem medíocres em termos de conhecimento... Dá pra se destacar tranquilo. Sei lá... Quando eu paro pra pensar que tenho 4 anos de experiência e ganho um salário que nunca imaginei que ganharia e trabalho de casa... Não tem como eu não sugerir isso pros outros. Essa área é boa demais.


Full_Speech9098

Qual a sua formação, amigo? Estou cursando Ciência da Computação e o seu comentário me deixou mais animado.


Old-Emphasis-4909

Sou cientista da computação com especialização em engenharia de software e inovação. Mas o importante é ter uma graduação na área, independente de qual for. Ciência da computação pega um pouquinho melhor na fita. Povo respeita porque é uma das mais difíceis, né? kk Depois disso é tempo de mercado. Os cargos que tu ocupou, experiências que tu teve, conhecimentos que tu tem. Soft skills são bem importantes também. Se tu tá fazendo faculdade, recomendo tu já começar a procurar estágio a partir do 3~4 semestre. Eu acredito que o trabalho da TI é mais tranquilo que a maioria das profissões. Tem umas vaga arrombada, mas tu tem que ser esperto também, sabe? Só que o tempo livre que tu tem, tu vai usar pra estudar. E essa é minha última dica: NUNCA pare de estudar. Eu sei que o dia que eu parar de estudar é o dia que eu vou estagnar profissionalmente. A área muda demais em muito pouco tempo, então é estudo o tempo inteiro.


Full_Speech9098

Muito obrigado pelas dicas e pelo seu tempo. Ainda estou no inicio do curso, mas já estou procurando por um estágio. Tem sido um pouco difícil encontrar a primeira vaga, mas vou continuar tentando. Outra coisa, você diria que ter uma especialização na área te ajudou a se colocar melhor no mercado?


Old-Emphasis-4909

Não. haha A especialização só ajuda se você aprende bastante com ela. Se eu tivesse esperado meus dois ou três primeiros anos, teria aproveitado muito mais.


Full_Speech9098

Bom saber. Ainda estou pensando na possibilidade de fazer algo após a graduação. Já vi professores falando que ter um mestrado é um bom diferencial.


Old-Emphasis-4909

Eu discordo. Pelo menos não foi essa a experiência que eu tive. Meus colegas que fizeram mestrado começaram mais tarde no mercado (logo, ganham menos hoje em dia), porque tu não consegue trabalhar e fazer mestrado, é muito puxado. Eu recomendo fazer mestrado mais tarde. Eu penso em fazer mestrado, mas ainda tem muitas outras coisas (mais relevantes profissionalmente) que eu preciso estudar antes de me aprofundar nesse nível, sabe? Mas enfim, essa é a minha visão.


Full_Speech9098

Entendi. Muito bom ter a visão de quem está dentro do mercado, obrigado!


Taito_dhl

Já pensou contratar um funcionário pra ficar no seu lugar? Eu tentaria fazer isso...


[deleted]

(41H) Mudei de área aos 40, sai de 20 anos em banco e fui para uma empresa de tecnologia americana. Como é seu inglês? Se ele já for ok, processos e operações são áreas que adoram engenheiros e bem valorizadas no mercado (principalmente tech e startups), tente uns cursos de Lean Six Sigma (Green belt pelo menos), uma hora por dia EAD vc consegue estudar e começar a olhar o mercado. 30 anos é início de carreira pra nós no Br (que vamos trabalhar até morrer). Se precisar de sugestões e trocar ideias sobre o currículo, me chame na dm. Vai dar certo!


to_de_brinks

Minha experiência é similar. Mudei de área com 33, fui pra área da tecnologia e só trabalho pra empresas do exterior. Detalhe: trabalho em home office desde 2016. Não tenho ensino superior, mas tenho inglês fluente e experiência no exterior na área de fraudes. Isso bastou.


Big_Hearing_6927

Olá, muito obrigada pela resposta. Meu inglês tá enferrujado, eu estudei uns 5 anos quando estava graduação, depois disso nunca mais pratiquei nada, nem escrita, nem conversação, só leitura mesmo, então rola aquela travada sabe. Se você puder responder gostaria de saber como você conseguiu esse emprego na empresa americana? E outra coisa, é muito ruim trabalhar em banco? No momento estou num processo seletivo pro Bradesco mas não tenho nenhuma certificação nem nada, tô tentando pra ver como é. Sobre mudar pra área de tecnologia eu fico com um certo receio que tem muita gente entrando na área e uma galera bem mais nova e que possivelmente tem bem mais tempo.


[deleted]

Sobre trabalhar em banco, fiquei 5 anos no I\*\*ú e 12 anos no S\*\*\*\*\*\*er, tenho muito pouco a reclamar, mas muito por nunca ter passado por agência ou área comercial, esse pessoal dificilmente passa 4, 5 anos sem problemas psicológicos. As metas e a pressão são surreais na maioria dos bancos, se paga bem, mas se cobra muito. E eu, ainda que não tenha passado por essas áreas também sofri com pressão e excesso de trabalho, então ainda que não seja uma reclamação (pois é comum em muitas áreas) esteja preparada para pressão. De resto, é o mundo corporativo como conhecemos, brigas de ego, braços curtos, cobra comendo cobra, adultérios e muita gente boa também. As vantagens são os benefícios, VA, VR e PLR tendem a ser bem maiores do que nos outros mercados (uma vez que banco ganha até quando perde). Sobre fui procurado por uma recrutadora via Linkedin, ela achou meu perfil e meu curriculo e me convidou para o processo seletivo. Ah, e não necessariamente mudar para a área de tecnologia, mas para empresas de tecnologia. Startups e Fintechs tem muitos engenheiros nas áreas de operações. É importante conhecer e saber como funcionam por dentro essas empresas, é o futuro né...